Portal Fiocruz apresenta o Wal, assistente virtual que informa sobre o ensino e cursos da fundação

por
Portal Fiocruz
,
14/12/2020

Você já conhece Oswaldo Cruz, mas provavelmente jamais ouviu falar do Wal. Esse é o nome do novo assistente virtual da Fiocruz, um sistema automático de reconhecimento de perguntas e apresentação de respostas para facilitar a comunicação com os cidadãos. No campo da tecnologia esses são os chamados chatbots

Batizado em homenagem ao cientista patrono da Fiocruz, o chatbot Wal foi criado para ajudar a tirar dúvidas do público em relação a ensino e cursos. Desenvolvido pelo CTIC/Icict, por enquanto o assistente virtual dá expediente no Fale Conosco, mas o objetivo é que atenda à entidade como um todo, em temas dos mais variados. O projeto já foi aprovado no edital Inova Gestão, o que permitirá a continuidade e melhoria da iniciativa como ferramenta de gestão da informação sobre ensino na Fiocruz.

“A Fiocruz é a principal instituição de formação de trabalhadores do SUS e atende pessoas do Brasil inteiro. Ensino e cursos então entre os temas mais procurados, por isso decidimos dedicar o chatbot a essa área. Todas as vezes que temos um processo seletivo, essa demanda aumenta muito e não conseguíamos responder com a celeridade necessária. Era um desafio melhorar a qualidade desse atendimento”, explica Valéria Machado da Costa, Coordenadora do Fale Conosco do Portal Fiocruz e que será responsável também pelo projeto do chatbot.

Com o assistente virtual – disponível através de uma janela no portal da Fiocruz ou no chat no Facebook do Campus Virtual –, professores, alunos, estudantes que buscam um estágio e a sociedade em geral podem tirar suas dúvidas durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Caso o chatbot não consiga responder, a pessoa é orientada a entrar em contato com o Fale Conosco e recebe o link da página. A Fiocruz estima que a implementação dessa ferramenta reduza em pelo menos 20% a demanda do setor. Como a navegação é guiada por botões, os dados pessoais do público são preservados.

O projeto foi criado durante o Hackathon Fiocruz 2019, como parte de um desafio proposto pelo Fale Conosco da fundação. Para chegar ao estágio atual, uma equipe com perfis diversificados foi formada por profissionais da Fiocruz e de fora da instituição: gestão, pesquisa, desenvolvimento front-end e back-end, designer, conteúdo, revisão e testes. O resultado é um assistente virtual com linguagem simples, para que todos tenham acesso às informações que desejam. Com um detalhe: Wal demonstra sentimentos, com expressões que tornam a experiência tecnológica mais acolhedora. 

Para enviar sua pergunta, acesse a caixa de diálogo localizada ao lado direito da página do Fale Conosco, no Portal Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/fale-conosco

Texto: Marco Antonio Rocha/Portal Fiocruz
Ilustração do chatbot: Paloma Lima e Bruno Oliveira
E-flyer: Bruno Oliveira

Comentários

Bom dia, gostaria de saber quando abrirão as inscrições para os Cursos acima, normalmente ministrados pelo INI.

Prezada Graça, sugiro que entre em contato com o próprio Fale Conosco, para tirar essa dúvida: https://portal.fiocruz.br/fale-conosco. att

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Equipes vencedoras do Hackathon Fiocruz 2019 apresentam apps e sistemas para enfrentar desafios do campo da saúde

Participantes receberam apoio para desenvolver as soluções inovadoras que criaram durante a maratona tecnológica

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS