Reciis recebe artigos sobre trabalho em plataformas digitais e saúde até o dia 30/6

por
Roberto Abib (Reciis)
,
19/05/2022

Crédito: Arte: Reciis/Icict/Fiocruz | Imagem Creative Commons (CC)

Você desenvolve estudos sobre o quanto a dinâmica do trabalho em plataformas digitais afeta a garantia de direitos e saúde do trabalhador? Essa é uma das questões que a Reciis pretende abordar no dossiê Trabalho por plataformas digitais e saúde, que está com chamada pública aberta para submissão de artigos - em português, inglês e espanhol - até o dia 30 de junho.  A publicação está prevista para outubro/dezembro de 2022.  A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). 

De acordo com os editores convidados, um dos principais objetivos do dossiê é compilar estudos sobre a intersecção entre saúde e trabalho em plataformas digitais, entendendo a urgência em analisar a saúde e bem-estar dos trabalhadores nesta dinâmica laboral a fim de prefigurar possibilidades futuras relacionadas à saúde nessas dinâmicas digitais de trabalho. Por isso, há interesse em propostas que enfatizem os seguintes eixos temáticos: 

•    Saúde de trabalhadores por plataformas em diferentes setores; 
•    Segurança e saúde no trabalho por plataformas nas ruas: motoristas, entregadores, shoppers;
•    Trabalhando de casa: trabalho remoto, microtrabalho e trabalho reprodutivo;
•    Trabalho doméstico e setor de beleza;
•    Intersecções de gênero, raça, casta, classe, idade, sexualidade e outras dinâmicas no impacto de condições de saúde dos trabalhadores por plataformas;
•    Perspectivas decoloniais sobre trabalho por plataformas e saúde;
•    Além de perspectivas da "invisibilidade" e do "oculto" para compreensão do trabalho por plataformas e saúde;
•    Doenças crônicas, deficiência e capitalismo de plataforma;
•    Saúde mental, direito à desconexão e trabalho por plataformas;
•    Saúde mental e capitalismo de plataforma;
•    Plataformização dos trabalhadores da saúde e trabalhadores de cuidados médicos;
•    Tecnologias e métricas de vigilância na saúde e monitoramento por plataformas durante a pandemia de covid-19;
•    Biopolítica e capitalismo de plataforma antes e durante a pandemia;
•    Assédios organizacionais, morais e sexuais no trabalho por plataformas digitais;
•    Trabalho decente em plataformas digitais e o papel da saúde;
•    Saúde de trabalhadores por plataformas e políticas públicas.

Sobre os editores convidados

Rafael Grohmann Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour. Coordenador no Brasil do projeto Fairwork, vinculado à University of Oxford; Diretor Científico da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS); Diretor da Labor Tech Research Network e Membro do Conselho Científico do Center for Critical Internet Inquiry (C2i2), University of California, Los Angeles (UCLA). Tem experiência, principalmente, nos seguintes temas: trabalho em plataformas; plataformização do trabalho; cooperativismo de plataforma; dataficação; comunicação e trabalho; trabalho de comunicadores; teorias da comunicação; circulação de sentidos. 

Noopur Raval - New York University (NYU)

Doutora em Filosofia pela University of California, Irvine. É pesquisadora de pós-doutorado no AI Now Institute da New York University Suas pesquisas são interdisciplinares na interseção da Ciência da Informação, Antropologia e Estudos Científicos. Suas experiências de pesquisa estão voltadas à análise do trabalho e as transformações urbanas por meio de plataformas de trabalho e tecnologias de IA.

Kruskaya Hidalgo Cordero - Central European University (CEU)

Pesquisadora e ativista feminista com mestrado em Estudos de Gênero pela Central European University (CEU). Atualmente é coordenadora de projetos da Friedrich-Ebert-Stiftung (FES-ILDIS)- Equador na área de sindicalismo e feminismo. Suas experiências de pesquisa são: trabalho remunerado em casa, estudos decoloniais e economias de plataforma/trabalho digital.

Normas e preparação de artigo

A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Recebe textos em fluxo contínuo e também em chamadas públicas para dossiês temáticos. Publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês ou espanhol. 

Ao submeter o trabalho, é necessário preencher a categoria Dossiê ‘Trabalho por plataformas digitais e saúde’

Outras informações na seção Notícia no site: www.reciis.icict.fiocruz.br. As normas do periódico podem ser consultadas na seção Preparação do artigo.

No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br 

Acompanhe a gente pela nossa página do Facebook (ReciisIcictFiocruz) e pelo perfil do Instagram (@reciis_fiocruz).

Comentários

Gostaria de receber informação sonbre desinformação sanitária.

Olá Marcelo, Um dos membros do Conselho Editorial da Reciis, Igor Sacramento, também pesquisador do Icict, indica dois dossiês da própria Reciis para a sua consulta: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/issue/view/97/showToc https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/issue/view/92/showToc Em breve, será publicado um dossiê sobre o tema, intitulado "Perspectivas multidisciplinares sobre desinformação em ciência e saúde”. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Podcast Revozes - Mulheres negras e quilombolas: comunicação e informação da Covid-19

Terceiro podcast da Reciis traz a pesquisadora Ivonete Lopes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS