I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais será realizado em agosto

por
Ascom Icict/Fiocruz e Rede Brasileira de Repositórios Digitais
,
13/07/2022

Com o intuito de promover ações conjuntas e integradas, os repositórios científicos brasileiros promovem, em agosto, o primeiro evento nacional da área. Trata-se do “I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais”, que será realizado entre os dias 9 e 11/08, das 9h às 13h, promovendo a troca de experiências e reflexões sobre os repositórios digitais.

O evento é promovido em parceria entre o Icict/Fiocruz, Ibict e as Redes Regionais de Repositórios, e terá transmissão online pelo canal da Videosaude. O tema central é Ciência Aberta e Repositórios Digitais, tendo como principal objetivo destacar a importância do trabalho em rede, promover a troca de experiências e a valorização das instituições que possuem repositórios digitais (Institucionais e de Dados), além da atuação pela Ciência Aberta.

Programação e Inscrições

O Encontro será organizado por mesas-redondas temáticas. No dia 09/08, após a mesa de abertura, será realizada a mesa 'As Instituições e as práticas de Ciência Aberta'; Nos dias seguintes, serão duas mesas redondas por sessão: no dia 10/08: 'Preservação Digital de Repositórios' e 'Repositórios de Dados de Pesquisa'; e no dia 11/08, as mesas Incubadora de Repositórios de Dados e Curadoria e Qualidade nos Repositórios. A mediação das mesas será feita pelas coordenadoras das redes regionais. Confira o Programa Completo do evento neste link (ou no Menu Lateral desta página).

O evento é aberto ao público mediante inscrições no site do evento (ou clique no Menu Lateral). Apenas os participantes inscritos e confirmados pela plataforma receberão certificado de participação após o encerramento do evento.

Articulação em rede

O Icict/Fiocruz coordena a Rede Sudeste de Repositórios Digitais, criada em 3 de outubro de 2017 no evento Pré-ConfOA (saiba mais), que antecedeu a 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA) realizada na Fiocruz. Através da assinatura da “Carta do Rio” , as instituições de ensino e pesquisa passaram a compor a Rede que integra a Rede Brasileira de Repositórios Digitais, coordenada pelo Ibict. Atualmente a Rede Sudeste é composta por 80 Instituições e tem como objetivo promover o compartilhamento de informações e experiências sobre Repositórios, através da realização de reuniões, eventos e cursos. 

A Rede Brasileira de Repositórios Digitais
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) é a instância responsável pela coordenação da Rede Brasileira de Repositórios Digitais que é constituída pelas Redes Regionais Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As Redes Regionais reúnem as instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas do Brasil que atuam nos seus contextos com o objetivo de promover a criação, otimização, sustentabilidade dos repositórios digitais, fortalecendo o trabalho cooperativo para o alinhamento com a Ciência Aberta e com as políticas de acesso aberto em âmbito nacional e internacional.

I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais
Temática: Repositórios Digitais e Ciência Aberta
Programação completa: Disponível em PDF - clique aqui.
Inscrições: https://doity.com.br/i-encontro-da-rede-brasileira-de-respositorios-digitais
Transmissão online: www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz


 

Comentários

Como faço para ter acesso a todos os vídeos do evento?

Olá Érika, Você poderá acessar os três dias de evento nos links do youtube: 09/8 - https://www.youtube.com/watch?v=eq9SeyHwUnc 10/8 - https://www.youtube.com/watch?v=Hgc703dJPIY 11/8 - https://www.youtube.com/watch?v=HYs09JPQ3IA Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Gostaria de realizar a inscrição no evento.

Olá Daniella, acesse o site do evento: https://doity.com.br/i-encontro-da-rede-brasileira-de-respositorios-digitais para realizar a sua inscrição. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Gostaria de me inscrever neste evento gratuito.

Ola Patrícia, Para se inscrever, acesse o site do evento: https://doity.com.br/i-encontro-da-rede-brasileira-de-respositorios-digitais Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Galeria de fotos

Arquivos para download

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS