Reciis: Aberta chamada pública para dossiê do primeiro número de 2023

por
Roberto Abib (Reciis)
,
23/06/2022

Os fluxos assistenciais, administrativos e logísticos da saúde são atravessados e se sustentam na realização de ações informacionais e comunicacionais. A fim de refletir sobre essas ações que interferem na organização da Saúde, a Reciis está com chamada pública para envio de trabalhos (em português, inglês e espanhol) para o dossiê Gestão da informação e comunicação em saúde. O prazo de submissão vai até o dia 12 de setembro de 2022 e a publicação está prevista para janeiro/março de 2023. A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz). 

De acordo com os editores convidados, a complexa teia informacional-comunicacional da saúde é múltipla, transversal e interdisciplinar. Nesse sentido, a comunicação e a informação são pensadas como mediação entre seres humanos para o fortalecimento de vínculos e produção de sentidos na assistência e vigilância em saúde. A partir dessa concepção de comunicação e informação, serão avaliados artigos originais articulados nos seguintes eixos:

●    Gestão do conhecimento e da informação em saúde;
●    Comunicação visual da informação em saúde;
●    Comunicação de dados em saúde;
●    Perspectivas interseccionais na organização do conhecimento em saúde; 
●    Ciência aberta e a gestão da informação em saúde;
●    A produção científica e tecnológica em saúde;
●    Saúde digital, inclusão social e segurança de dados
●    Modelagens de sistemas de informações em saúde; 
●    Sistemas de informação em saúde e a produção do conhecimento;
●    As relações político-comunicacionais entre organizações, públicos e sociedade;
●    A gestão da comunicação, as estratégias de visibilidade e a legitimidade das organizações de saúde;
●    Opinião pública, imagem pública e estratégias de reconhecimento das organizações de saúde em contextos midiatizados; 
●    A desinformação em saúde como problema de gestão de informação e comunicação;
●    A qualidade da informação em saúde: princípios, políticas e práticas;
●    A memória organizacional e a gestão da informação e da comunicação em saúde;
●    A gestão da comunicação como possibilidade para melhoria da qualidade e segurança das pessoas nas unidades de saúde.

Sobre os editores convidados

Mario Pérez-Montoro (Universitat de Barcelona – Espanha)

Doutor em Filosofia e Educação pela Universidade de Barcelona (Espanha) e Mestre em Gestão e Sistemas de Informação pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha). Professor Titular na Faculdade de Informação e Meios Audiovisuais da Universidade de Barcelona (Espanha) e desenvolve pesquisas em temas como: design de interação e vizualização de informação. 

J. Antônio Cirino (Universitat de Barcelona – Espanha)

Doutor em Comunicação e Sociabilidade (UFMG), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ) e em novo estágio pós-doutoral em Informação e Comunicação na Universitat de Barcelona (Espanha). Professor da Organização Nacional de Acreditação – ONA e desenvolve pesquisas em temas como: gestão da comunicação hospitalar e em comunicação, informação e saúde. 

Normas e preparação de artigo

A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Recebe textos em fluxo contínuo e também em chamadas públicas para dossiês temáticos. Publica textos inéditos de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde; em português, inglês ou espanhol. 

Ao submeter o trabalho, é necessário preencher a categoria Dossiê Gestão da informação e da comunicação em saúde.

Outras informações na seção Notícia no site: www.reciis.icict.fiocruz.br 

As normas do periódico podem ser consultadas na seção Preparação do artigo.

No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br  

Acompanhe-nos pela nossa página do Facebook (ReciisIcictFiocruz), pelo perfil do Instagram (@reciis_fiocruz) e pelo nosso podcast Revozes
 

 

Comentários

Bom dia! Gostaria de saber quais metodologias de artigos serão aceitas? Ou somente será considerado artigos originais? Vi nesta página: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/about/editorialPolicies#custom-1 Roberto Abib, editor da Reciis/Icict/Fiocruz, que relatos de experiência e artigos de revisão estão abertos também. Obrigada desde já.

A Reciis esclarece que a seção Dossiê corresponde a um conjunto - somente de artigos originais - relacionados a temas selecionados pelos editores e inserido em uma edição a fim de promover um debate, uma ideia ou um campo em relação às temáticas de interesse da revista. Outras tipologias documentais podem ser submetidas para seções da Reciis, fora de dossiês, conforme explicitado em Políticas de Seção: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/about/editorialPolicies#custom-1 Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

boa tarde, tudo bem? gostaria de saber se há limite de autores por artigo e, se sim, qual é. desde ja muito obrigada!

Olá Gabriela, De acordo com a Política de Autoria do periódico Reciis, recomenda-se não ultrapassar o número total de cinco autores. Para textos com mais de cinco autores, deve-se apresentar justificativa no campo ‘Comentários ao editor' durante o processo de submissão. A política de autoria e outras orientações podem ser consultadas em https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/about/editorialPolicies#custom-1 Roberto Abib, editor da Reciis/Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS