PPGICS: programa de pós-graduação do Icict conquista nota 6 na avaliação da Capes

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
14/09/2022

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) consolidou mais uma conquista em sua trajetória: aumentou sua “nota Capes”, passando a integrar o rol de cursos de excelência acadêmica do país. Agora, o mestrado e o doutorado do PPGICS têm nota 6, aproximando-se da nota máxima, que é 7.

A avaliação, feita a cada quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é responsável por aferir o desempenho e a qualidade dos cursos de pós em todo o país, e tem impactos diretos no cotidiano dos programas. Os resultados divulgados nesta terça (13/9) referem-se ao quadriênio 2017-2020. Com a nova nota, o PPGICS passa a integrar o Proex, Programa de Excelência Acadêmica, do Governo Federal.

“Ficamos especialmente felizes com a notícia porque o PPGICS ainda é um programa relativamente jovem, tem apenas 13 anos. Ingressar com essa pouca idade no rol de cursos de excelência do país representa o trabalho coletivo de professores, coordenadores, equipe e alunos”, destaca o pesquisador e professor Igor Sacramento, atual coordenador do programa. “Além disso, é o reconhecimento a um programa muito singular, o único do país a atuar de forma interdisciplinar na costura entre comunicação, informação e saúde pública. É essa interdisciplinaridade que permite que, em nossos cursos, investiguemos temas tão caros ao país e à democracia, como o direito à comunicação, o acesso à informação e aos dados em saúde pública.”

O PPGICS é vinculado ao Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Sua história, aliás, confunde-se à do próprio instituto, que foi fortalecendo sua atuação a partir da integração entre ensino, pesquisa e produção tecnológica.

“Ilma Noronha, que foi diretora do Icict numa época de transição para a unidade, dizia o seguinte: ‘O PPGICS foi causa e efeito de sermos instituto’”, relembra Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino. “Nesta frase, ela consegue fazer a síntese do resultado de um trabalho coletivo, de um conjunto de expertises e, sobretudo, do encontro de pessoas, que construíram e seguem construindo o programa.”

O plano para o futuro é principalmente manter o status alcançado, melhorando e aperfeiçoando sempre, diz a vice-diretora: “Agora vamos analisar o relatório do quadriênio, identificar pontos que requerem atenção e implementar, em um esforço conjunto, o plano estratégico já apresentado à Capes, para o quadriênio atual. O Proex tem o objetivo de contribuir para que o programa mantenha a excelência alcançada e o PPGICS terá autonomia e fará a própria gestão do orçamento que, com a nota nova, é incrementado.”

Para chegar a essa nota, a Capes avalia três quesitos:  Programa (funcionamento, estrutura, planejamento); Formação (produção intelectual e técnica) e Impacto (gerado pela formação de recursos humanos e pela produção de conhecimentos, seja em inovações ou soluções para a sociedade, inclusive publicações internacionais e nacionais).

Comentários

Amigas e amigos do ICICT Apesar de tudo ainda temos muito a festejar. Parabéns ao ICICT, a seus professores/pesquisadores/gestores e alunos. Seis é justo e representa a grandeza de uma instituição jovem, competente e compromissada com o SUS, a sociedade e a ciência. Abraços

Muito obrigada, Nilson

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS