SUS em destaque na programação do Canal Saúde

por
VideoSaúde Divulgação
,
06/02/2023

Crédito: Frame do documentário 'TerritórioRua'  | VideoSaúde Distribuidora

Em fevereiro, a programação da VideoSaúde no Canal Saúde valoriza a importância do SUS e de colaboradores com suas ações voltadas para atenção à saúde mental promovidas pelos CAPS e com a exibição da série de documentários IdeiaSUS. 

A programação também exibe “Alzheimer: mudanças na comunicação e no comportamento”, com acessibilidade em Libras, destacando o cuidado a idosos que sofrem dessa doença degenerativa e o impacto dela em seus familiares cuidadores, entre outras produções. 

06/02, segunda-feira, 22h30 - Alzheimer: mudanças na comunicação e no comportamento | tradução em Libras 

A doença de Alzheimer é uma patologia neurológica progressiva e irreversível que atinge toda a família, pois muda, significativamente, o cotidiano e traz forte repercussão emocional, principalmente, para aqueles que assumem a função de cuidador. Com o objetivo de tentar esclarecer algumas das incertezas que cercam os familiares durante a evolução da doença, este documentário apresenta informações básicas sobre mudanças na comunicação e no comportamento que são os fatores de maior impacto e desestruturação familiar.

Reprises:
08/02, quarta, às 22h30
10/02, sexta, às 22h30
12/02, domingo, às 21h30

13/02, segunda-feira, 22h30 - Caminhos da curadoria - IdeiaSUS | Curadoria em saúde - caminhos possíveis

Caminhos da curadoria – IdeiaSUS

Levantando a questão do que se trata a curadoria em saúde, o vídeo traz o significado do que é a iniciativa: um trabalho de unificação de gestores, profissionais de saúde e a comunidade usuária trocando conhecimento de cuidado, orientação e gestão com a finalidade de fortalecer o SUS. A produção embarca numa viagem pelo Brasil apresentando projetos que explicam o que é a prática e webconferências com participantes que atuam na área da saúde comentando a relevância das atividades de curadoria.

Curadoria em saúde - caminhos possíveis

Práticas de saúde desenvolvidas no SUS por uma rede colaborativa que quer promover com suas ações a melhoria na qualidade de vida da população proporcionando inovação na relação de cuidado e atendimento. 

Reprises:
15/02, quarta, às 22h30
17/02, sexta, às 22h30
19/02, domingo, às 21h30

20/02, segunda-feira, 22h30 - SOS Saúde Mental | Mudanças alimentares na pandemia de Covid-19

SOS Saúde Mental 

O desmonte da rede de atenção psicossocial no Rio de Janeiro e da precarização do trabalho nos CAPS durante a pandemia. O documentário é um produto da pesquisa "Monitoramento da saúde, acesso à EPIs de técnicos de enfermagem, agentes de combate às endemias, enfermeiros, médicos e psicólogos, no município do Rio de Janeiro em tempos de COVID-19", coordenada pelas pesquisadoras da Fiocruz Regimarina Reis, Leticia Batista e Mariana Nogueira. A pesquisa contou também com pesquisadores da Uerj e UFRJ e com o financiamento do Inova Fiocruz.

Mudanças alimentares na pandemia de Covid-19

A população brasileira alterou os hábitos alimentares durante a pandemia de Covid-19. É o que mostra o estudo NutriNet Brasil. O consumo de alimentos saudáveis pelos brasileiros aumentou. No entanto, entre os setores sociais mais vulneráveis, cresceu o consumo de alimentos industrializados. A equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversa com a pesquisadora Fernanda Rauber, da Universidade de São Paulo, que fala sobre o estudo de padrões alimentares durante a pandemia. 

Reprises:
22/02, quarta, às 22h30
24/02, sexta, às 22h30
26/02, domingo, às 21h30

27/02, segunda-feira, 22h30 - TerritórioRua - IdeiaSUS/Rio de Janeiro | Sistema Único de Saúde – SUS

TerritórioRua -  IdeiaSUS/Rio de Janeiro

Eles não têm CEP. Vivem onde as pessoas estão apenas de passagem: ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, debaixo de marquises e viadutos, em escadas e vãos ao relento. São muitas vezes invisíveis. Uma unidade básica de saúde mostra um caminho de mudança neste estado de coisas.

Sistema Único de Saúde - SUS

Entenda o funcionamento e a importância do Sistema Único de Saúde - SUS para a população brasileira que, além de ser gratuito, possui serviços que abrangem desde consultas até cirurgias de alta complexidade como, por exemplo, transplante de órgãos.

Reprises:
01/03, quarta, às 22h30
03/03, sexta, às 22h30
05/03, domingo, às 21h30

28/02, terça-feira, 23 horas - Programa VideoSaúde Especial - Trajetória de uma missão | A dengue e a Covid-19 | Sala de situação - HCFAMEMA

Trajetória de uma Missão 

A narrativa é apresentada por meio de relatos de migrantes, refugiados e servidores humanitários que estão no estado de Roraima e na cidade de Manaus (AM), que sonham com um futuro melhor, mais acolhedor e trabalhando para oportunizar a milhares de cidadãos venezuelanos a reconstrução de suas vidas no Brasil.

A dengue e a Covid-19 

Uma epidemia de dengue pode agravar ainda mais a situação do sistema de saúde do país já sobrecarregado com os casos de Covid-19 se multiplicando no Brasil. A equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversa com a Camila Lorenz, pós-doutoranda em epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, para saber mais sobre o assunto.

Sala de situação - HCFAMEMA

O vídeo documenta o desenvolvimento do Jogo da Sala de Situação (Comitê de Crises) criado para definir as estratégias de ação do hospital conforme avança ou se altera o estágio da pandemia. O jogo simula as decisões que um gestor de hospital precisa tomar no planejamento para o enfrentamento da Covid-19, monitorando o número de casos confirmados e o ambiente hospitalar, além de gerir os recursos disponíveis para poder atender, adequadamente, os pacientes que necessitam de intervenção médica para tratar os sintomas. Os jogadores precisam fazer o planejamento e a gestão de crise conforme faz a Sala de Situação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFAMEMA). 

Reprise:  02/03, quinta-feira, às 23 horas
 

Comentários

Encontrei esse cantinho de experiências e estou fascinada! Me revigorou a alma!

Oi Sarah, Obrigada por acessar o nosso site. Você encontrará na Plataforma da VideoSaúde - https://videosaude.icict.fiocruz.br/ - várias animações e documentários que podem ser assistidos gratuitamente. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Plataforma VideoSaúde/Fiocruz disponibiliza 'Amazônia sem garimpo' em inglês e narração em Yanomami

Na animação, povos indígenas contam os dramas e o perigo da contaminação dos rios e das águas pelo mercúrio da mineração

Plataforma VideoSaúde estreia curta premiado que usa imagens de arquivo

De caráter educativo e documental, "A Arte nos tempos da Gripe" discute as transformações que as Artes sofreram no início do século 20

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS