PPGICS divulga programação de abertura do ano acadêmico 2023

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
03/02/2023

Semana de Abertura do PPGICS 2023.1

Data: 06 a 10 de março

Local: Campus Fiocruz Maré - Edifício Expansão - 4o. Andar

Programação: (neste link, em formato PDF)

Informações e Inscrições para oficinas: ppgics@icict.fiocruz.br

Evento voltado para estudantes do Icict/Fiocruz


Semana de Abertura PPGICS 2023.1 | Arte: PPGICS/Divulgação

Sob o tema A ciência interdisciplinar e a luta pela democracia no Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz) dá início a seu ano letivo 2023 entre os dias 6 e 10 de março, com uma edição presencial de sua tradicional semana de abertura.

As atividades serão realizadas no 4º andar do Edifício Expansão do campus Fiocruz Maré, onde está sediado o programa, e dividem-se entre mesas, apresentações e oficinas para os estudantes do programa e egressos.

Participam da abertura do evento os coordenadores do programa Igor Sacramento (coordenador) e Kizi Araújo (coordenadora adjunta), acompanhados do diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, e Mel Bonfim, vice-diretora de Ensino do Icict. Após a apresentação do programa aos novos discentes, também será apresentado o Centro de Apoio ao Discente (CAD), com a representante Etinete Nascimento Gonçalves.

À tarde, professores das diferentes linhas de pesquisa do programa participam de um bate-papo sobre o PPGICS, a interdisciplinaridade e a pesquisa. Os docentes são Cristina Guimarães, da Linha 1: Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Wilson Borges, da Linha 2: Comunicação, Poder e Processos Sociais em Saúde; e Ricardo Dantas, da Linha 3: Informação para Análise, Vigilância, Monitoramento e Avaliação em Saúde.

A partir de terça-feira, 07/03, começam as mesas e oficina. As mesas serão realizadas no período da manhã e oficinas à tarde, exceto na sexta-feira, 10/03, quando haverá oficina pela manhã e visitas guiadas, no período da tarde. A participação das mesas é aberta, observando-se a capacidade de assentos das salas 401/402.


Prédio sede do campus Fiocruz Maré, onde acontecerão as atividades presenciais. Foto: Cogic/Fiocruz

Mesas

O tema da primeira mesa será 'Os desafios para a pesquisa interdisciplinar e pós-graduação no Brasil recente', com a participação de Eduardo Winter, coordenador da área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Paulo Vaz, coordenador da área de Comunicação e Informação da Capes. A sessão será mediada pela professora do programa Janine Miranda Cardoso.

Na quarta-feira, 08/3, a mesa do dia aborda 'Os impactos da desinformação na saúde pública', com Lúcia Souto, do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e Marcelo Alves (PUC-Rio), sob mediação de José Noronha, do Icict/Fiocruz.

E a Mesa 3, na quinta-feira, 09/3, discorre sobre 'Ética em pesquisa e a consolidação da democracia', com Maria Nélida Gonzales de Gómez (UFF) e Fábio Reis Mota (UFF), e mediação de Bruna Fonseca (PPGICS/Icict/Fiocruz).

Todas as mesas serão gravadas pela VideoSaúde Distribuidora e, posteriormente, os registros estarão disponibilizados em seu canal no Youtube.

Oficinas

As oficinas serão realizadas no Laboratório de Informática do PPGICS (Sala 408 do Edifício Expansão – Campus Maré) nas tardes de terça, quarta e quinta, e, pela manhã somente na sexta-feira (10/3).

Devido ao número de terminais disponíveis, as oficinas terão 20 vagas para participação e os alunos interessados deverão enviar sua inscrição pelo e-mail ppgics@icict.fiocruz.br. O cadastro irá respeitar a ordem de inscrição.

Os temas das oficinas serão Currículo Lattes: histórico e instrução de preenchimento, Busca bibliográfica, Criação do ORCID e Ética na Escrita Acadêmica. Para saber mais sobre quem ministra cada atividade o horários, confira a programação completa do evento.

Saiba mais sobre o PPGICS: ppgics.icict.fiocruz.br

Comentários

Favor enviar o link para acesso remoto

Olá José Carlos, As atividades ficarão disponíveis brevemente no link: www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz - que é o canal do Youtube da VideoSaúde. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

PPGICS 2023.1 - Semana de Abertura - Programação

Atividades acontecem de 6 a 10 de março de 2023, no edifício sede do campus Fiocruz Maré (Expansão). Inscrições para oficinas: ppgics@icict.fiocruz.br

Assuntos relacionados

PPGICS: programa de pós-graduação do Icict conquista nota 6 na avaliação da Capes

Cursos de mestrado e doutorado em Comunicação, Informação e Saúde têm obtido notas maiores a cada avaliação quadrienal

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS