Abertas as inscrições para o curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde 2021

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
18/12/2020

A Secretaria Acadêmica do Icict abriu inscrições para o curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICTS 2021. Oferecido anualmente, o curso dispõe de 15 vagas para profissionais que atuam nas áreas de produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica em saúde, e com as tecnologias a elas associadas.

A modalidade do curso oferecida aos alunos é a presencial, mas não está excluída a possibilidade de “utilização de meios tecnológicos disponíveis em virtude das incertezas da pandemia decorrente do novo Coronoavírus (Covid-19), bem como as determinações das autoridades competentes no que tange às políticas de isolamento social”.

Coordenado pelas pesquisadoras Rosane Abdala Lins e Rosinalva Alves de Souza, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts)/Icict, a especialização tem carga horária de 375 horas e está dividido em quatro módulos: 

MÓDULO I - Políticas e Acesso à ICTS – com 135 horas/aula, cobre o Eixo Temático de Políticas e Acesso à Informação e contempla quatro disciplinas: Saúde, C&T e Sociedade; Política de ICT em Saúde; A Arte do Pensar e o Desafio do Conhecimento, e Fundamentos das Tecnologias de Informação e Comunicação no campo da saúde.

MÓDULO II – Organização da ICTS - com 105 horas/aula, cobre o Eixo Temático Organização da ICT e contempla três disciplinas: Fundamento da ICT no Campo da Saúde; Organização e Gestão da ICT em Saúde; Sistemas de Informação em Saúde e Sistemas de Recuperação de Informação no Campo da Saúde.

MÓDULO III – Comunicação na ciência e saúde -com 60 horas/aula, cobre o Eixo Temático Comunicação em Saúde, com duas disciplinas: Cenários, Políticas e Estratégias de Comunicação, e Comunicação e Imagem em Saúde.

MÓDULO IV - Usos e Aplicações da ICTS - Usos e Aplicações da ICTS: parte do Complexo Econômico e Industrial da Saúde – CEIS e sua proposta sistêmica para mapear o campo potencial de usos e aplicações da ICT para inovação em saúde, discutindo metodologias de prospecção e estudos de futuro no campo da saúde.

As inscrições estarão abertas no período entre 21 de dezembro de 2020 a 09 de fevereiro de 2021 (até às 23h59m) pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Especialização > Icict> Informação Científica e Tecnológica em Saúde - 2021/Sede. O Formulário de Inscrição deverá ser impresso, assinado, digitalizado e encaminhado via correio eletrônico, juntamente com a documentação exigida na inscrição (formato PDF), para processoseletivo@icict.fiocruz.br, até o dia 10 de fevereiro de 2021, juntamente com a documentação listada abaixo. Obrigatoriamente, no campo assunto deverão constar única e exclusivamente as seguintes palavras: “Inscrição ICTS 2021”.

Para informações mais detalhadas, consulte a Chamada Pública acima. Ainda por conta da pandemia, outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

ICTS 2021 - Chamada Pública

Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICTS 2021 | 15 Vagas | Carga horária: 375 horas | Inscrições: 21/12/2020 a 09/02/2021 | Aulas: 23/03/2021 a Dezembro/2021

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS