Abertura do ano letivo no Icict tem aula inaugural com Lilia Schwarcz, debates e oficinas

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Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
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01/03/2021

O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, promove de 15 a 19 de março atividades para marcar o início do ano letivo de 2021. A programação conta com aula inaugural realizada pela antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, professora da Universidade de São Paulo (USP), no dia 16. Além disso, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) vai oferecer mesas, oficinas e workshops, alguns abertos ao público em geral. As atividades serão realizadas via plataforma Zoom ou com transmissão ao vivo pelo canal da VídeoSaúde Distribuidora no Youtube.

Lilia Schwarcz debate as pandemias de 1918 e 2020


Foto: Renato Parada/Divulgação

Na terça-feira, dia 16 de março, às 10h, a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz (USP) realiza a aula inaugural do Ensino do Icict: “Nos tempos da espanhola: a gripe bailarina de 1918 e o Brasil de 2020”. A mediação será feita pela pesquisadora Janine Cardoso (PPGICS / Icict / Fiocruz). 

O tema da aula é inspirado no livro mais recente de Schwarcz, publicado no final de 2020, A bailarina da morte - A gripe espanhola no Brasil, em coautoria com Heloisa Murgel Starling. Com um vasto acervo de fontes e imagens da época, a obra traz um retrato do Brasil durante a pandemia de gripe espanhola que assombrou o mundo no início do século XX, sendo responsável por mais de 50 milhões de mortes. As autoras recriam o cotidiano da vida e da morte durante o reinado de terror da “gripe bailarina”, uma das maiores pandemias da história, e revelam trágicas semelhanças com a covid-19.

A pesquisadora e assistente de Ensino do Icict, Kátia Lerner, comenta a escolha da antropóloga para a aula inaugural. “Lilia Schwarcz tem uma trajetória acadêmica muito importante, não apenas pela qualidade de seu trabalho, mas também pelos temas aos quais se dedicou ao longo de sua vida intelectual: os marcadores sociais da diferença, as representações no debate público de minorias e grupos subalternizados e, agora, a gripe espanhola. Sua perspectiva de historiadora e antropóloga nos brinda com uma visão arguta e refinada sobre questões centrais do Brasil, discutindo de forma complexa alguns dos impasses com os quais nos deparamos como sociedade. Outro ponto de destaque é a sua atuação na área editorial e de divulgação científica, o que também converge com os interesses do Icict”, afirma. 

Para Lerner, o livro A bailarina da morte traz uma visão histórica muito interessante sobre um evento sanitário de grande magnitude. “Nos ajuda a pensar temas extremamente atuais: a experiência individual e coletiva de saúde/doença/cuidado, em especial no contexto de emergência sanitária; as relações entre epidemia e Estado, problematizando seu lugar no enfrentamento da doença; a relação com a ciência e a questão do negacionismo e, ainda, os vínculos entre epidemia e desigualdades sociais. Enfim, o livro toca em temas sensíveis não apenas do passado, mas que nos ajudam a refletir sobre questões fundamentais do presente”, pontua.

PPGICS promove Semana Aberta com atividades variadas

O PPGICS promove de segunda a sexta-feira (15 a 19 de março) uma programação vasta, na Semana Aberta que marca o início do ano letivo de 2021. Coordenador do programa, Igor Sacramento destaca que “o evento é uma forma de celebração e acolhimento dos novos alunos, mas também proporciona contato com especialistas das mais diferentes áreas para discutir sobre comunicação, informação e saúde. Além disso, oferece oficinas e workshops que permitem que os alunos (recém-chegados e veteranos) possam saber mais sobre processos e práticas recorrentes da vida acadêmicas: a produção de artigos científicos, os critérios de avaliação, o preenchimento do currículo lattes, do ORCID, as técnicas de busca bibliográfica”.

No dia 15, às 14h, acontece a primeira mesa: “35 anos do Icict, 12 anos de PPGICS: ações de ensino e pesquisa durante a pandemia”. O evento conta com o vice-diretor do Icict Christovam Barcellos, que apresenta o projeto MonitoraCovid-19, plataforma de dados que tem sido referência no monitoramento da epidemia no Brasil. Com Kátia Lerner, que vai apresentar sua pesquisa sobre as narrativas midiáticas em tempos de covid-19. E com o pesquisador Gustavo Barbosa, que vai falar sobre o trabalho do ScanCovid, ferramenta que reúne fontes de informação sobre a doença. A mesa terá mediação do diretor do Icict Rodrigo Murtinho. “Três projetos de naturezas distintas: um baseado na informação epidemiológica, outro na circulação de discursos midiáticos sobre a doença e o último trazendo um monitoramento da produção científica sobre o tema. São projetos diferentes, olhares diversos, perspectivas plurais, que marcam a história do PPGICS e do próprio Icict”, observa Sacramento. 

A segunda mesa, realizada no dia 16, às 14h, aborda a divulgação científica na área da saúde e trata de temas relacionados à covid-19: a ciência de dados, as estratégias de produção da desinformação, as fake news. É composta por professores convidados com olhares e perspectivas diferentes de abordagem da informação e da comunicação em saúde: Silvio Hamacher (PUC-Rio), Thiaane Oliveira (UFF), Raquel Recuero (UFPEL) e Ana Regina Rego (UFPI). Tem moderação de Marcel Pedroso, pesquisador do Icict.

A terceira e última mesa, “Comunicação, informação e racismo”, no dia 17h, às 14h, trata de uma das desigualdades e violências mais nefastas da humanidade, mais uma vez, escancarada pela pandemia de covid-19: o racismo. Três professoras – Laura Guimarães (UFMG), Fernanda Carrera (UFRJ) e Ivonete Lopes (UFV) – vão abordar as desigualdades e violências raciais no Brasil. A moderação será de Igor Sacramento, e essa atividade integra a campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo.

A programação conta ainda com três oficinas: “Busca bibliográfica”, “Currículo Lattes: histórico e instruções de preenchimento” e “Criando seu ORCID”. Além de dois workshops: “Artigo científico: aspectos conceituais e estruturais” e “Artigo científico: critérios de avaliação e internacionalização”. As oficinas exigem inscrição prévia, e são voltadas apenas aos alunos do Ensino.

Consulte a programação completa e mais detalhes sobre as atividades.

Comentários

Olá boa tarde, sou doutoranda do programa de Saúde Pública da Ensp e pesquisadora do departamento de Epidemiologia da Ensp tb. Adorei a programação de A Abertura do ano letivo do Icict, gostaria de participar de toda a programação e inclusive solicitar autorização para as oficinas (são três) e dois workshops, seria possível? com quem posso falar? vi que o coordenador do Programa é o Igor Sacramento. Como posso obter o email dele e pedir permissão para assistir as oficinas e workshops? agradeço

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Programação abertura do Ensino Icict 2021

Ensino Icict divulga programação de abertura de ano eletivo. Aula inaugural com Lilia Schwarcz e semana de atividades do PPGICS, de 15 a 19 de março, conta com mesas, oficinas e workshops.

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