Atualização em “Internet, saúde e sociedade” abre inscrições até 20/12

por
Graça Portela
,
23/11/2018

Tendo como objetivos conhecer e debater os principais temas e problemas teóricos e metodológicos relacionados com a interface Internet & Saúde; diiscutir as virtudes e os problemas inerentes ao estudo métrico de avaliação da qualidade da informação disponível em sites de saúde; valiar a singularidade da Internet enquanto veículo de comunicação e produção de informação e suas consequências para o empoderamento do cidadão e a promoção da saúde; e verificar em que medida os ambientes virtuais e as redes sociais na Internet engendram novos regimes de produção de sentido para o cidadão e introduzem novas questões nas dinâmicas de pesquisa científica em saúde, estão abertas as inscrições para o curso de atualização em “Internet, saúde e sociedade”, oferecido pelo Ensino do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz.

Oferecido pelo quarto ano consecutivo, o curso com carga horária de 30 horas e 20 vagas para profissionais graduados e com experiência nas áreas de Informação, Comunicação, Ciências Sociais e Saúde, terá início no dia 28 de janeiro de 2019 e conclusão até o dia 1º de fevereiro do mesmo ano. 

Coordenado pelos pesquisadores e professores Wilson Borges e André Pereira Neto, o curso está estruturado em três módulos: Internet na Saúde, Saúde na Internet e Internet & Saúde. Os interessados podem se inscrever de 23 de novembro a 20 de dezembro de 2018, pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Atualização > Icict > Internet, Saúde e Sociedade - 2019/Sede. O edital está disponível ao lado.

Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.036, sala 210, no Prédio da Expansão do Campus, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ), no horário das 9h às 16h, ou pelo telefone (21) 3882-9063 ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br

Durante o curso, será lançada uma coletânea de artigos sobre Internet e saúde, organizada por André Pereira Neto e Matthew Flynn – ‘Internet and Health in Brazil: Challenges and Trends’ traz artigos de diversos persquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict, como Wilson Borges, Vânia Coutinho Q. Borges que assinam, junto com Estélio Gomberg, o artigo “Piraí Digital: A pioneering experience in digital inclusion”, sobre a experiência de disseminação da cultura digital na cidade de Piraí, no sul fluminense, que vem desde 2004. Outro artigo é o Marcelo de Vasconcellos, Flávia de Carvalho e Inesita Soares de Araujo – “Games and Health Communication: Brazilian Players’ Point of View”, que enfoca o uso de jogos digitais na saúde sob a ótica dos jogadores. O livro está disponível no site da Editora Springer.

Crédito das imagens do cartaz e banners: cedidas por André Pereira Neto

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

GESTAC 2019 - Atualização em Internet, Saúde e Sociedade

Curso de Atualização em Internet, Saúde e Sociedade - Inscrições: 23/11 a 20/12/2018. Carga Horária: 30 horas. Vagas: 20

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS