"Avaliação e manejo do risco de suicídio em ambiente clínico": inscrições até 06/11

por
Antonio Fuchs (INI)
,
24/10/2017

A Vice-Direção de Ensino e o Serviço de Gestão do Trabalho do INI informam que estão abertas, até o dia 06 de novembro, as inscrições para o processo seletivo do Curso de Capacitação Profissional Avaliação e Manejo do Risco de Suicídio em Ambiente Clínico. Coordenado por Ludmila Sebba (INI/Fiocruz), Arlinda Barbosa Moreno (Ensp/Fiocruz), Carlos Estellita-Lins e Veronica Miranda de Oliveira, ambos do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts), do Icict/Fiocruz, o curso busca, entre seus diversos objetivos, sensibilizar os alunos sobre a importância da avaliação do risco de suicídio e sua prevenção, bem como apresentar estratégias de abordagem do risco de suicídio nas instituições de saúde e junto aos pacientes, familiares e demais profissionais da saúde.

Podem se inscrever profissionais da área da saúde (SUS) de nível superior que atuem diretamente na assistência (especialmente enfermeiros, médicos e psicólogos). Com uma carga horária total de 30 horas, distribuídas em 12 (doze) horas em sala de aula e 18 (dezoito) horas de atividade letiva extraclasse, o curso será realizado nos dias 21 e 28 de novembro, no Pavilhão de Ensino do INI.

São oferecidas, ao todo, 25 vagas, sendo 13 (treze) destinadas a profissionais de saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas; 05 (cinco) para CAPS, PSF e NASF (incluindo profissionais ligados ao Centro de Saúde Germano Sinval Faria/ENSP/Fiocruz); 05 (cinco) para funcionários da Fiocruz (hospitais e ambulatórios) e 02 (duas) para profissionais de saúde (incluindo rede suplementar).

Para mais informações, acesse a chamada pública clicando aqui ou ao lado
 

Comentários

Prezados, Desejo me inscrever no curso sobre "avaliação e manejo do risco de suicídio em ambiente clínico". Sou psicóloga e faço uma pós graduacao no curso de atenção psicossocial de criança e adolescente no Ipub, a parte prática é feita no CAPSi Carim. Gostaria muito de fazer esse curso, pois é um assunto do meu interesse, tanto que minha monografia da pós graduação será sobre como fazer promoção da saúde com crianças e adolescentes com comportamento suicida.

Olá Laura, Por gentileza, entre em contato direto com o INI - Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - Fiocruz Secretaria Acadêmica da Vice Direção de Ensino Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos Cep: 21040 -360 – Rio de Janeiro – RJ Telefone: (21) 3865-9581 e-mail: ensino@ini.fiocruz.br Horário de atendimento ao público: 09:00 às 16:00h Homepage: www.ini.fiocruz.br Um abraço, Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Não há lirismo no suicídio: Os números que assustam

No Brasil, foram 10.653 casos em 2014, o que coloca o país em oitavo lugar no mundo em relação aos casos

Não há lirismo no suicídio: Quando os anos são poucos

Suicídio é a terceira causa de morte violenta entre jovens. Faixa entre 15 e 19 anos é a que tem maior índice

Não há lirismo no suicídio: Todos por um, um por todos

Para trabalhar a prevenção, legislação e parcerias digitais são ferramentas utilizadas

Não há lirismo no suicídio: Quando os anos pesam

Apesar da melhoria de qualidade de vida, suicídio entre idosos tem altas taxas

Não há lirismo no suicídio: Do luto à luta

Sobreviventes de um suicídio relatam a luta do dia a dia para lidar com o luto e superar a dor

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS