Ciência ao por do sol: geógrafa do CICT apresenta Sistema de Informações em Geoprocessamento durante ciclo de palestra sobre o meio ambiente, em Búzios.

por
Ascom
,
02/12/2005

Uma cidade turística, uma boate e um ciclo de palestras sobre meio ambiente. Quem pensa que essa combinação não seria possível, está enganado. Durante o verão, pesquisadores da Fiocruz, junto a outras entidades, se reuniram numa casa noturna, em Búzios, para conscientizar moradores, pescadores e turistas sobre a preservação da fauna marinha. Renata Gracie, pesquisadora do CICT, participou do evento com a palestra “Nosso ambiente precisa de decisão: ferramentas para agir e planejar”. Renata, que foi convidada pelo Grupo de Estudo de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos) - responsável pela organização do evento - falou sobre o geoprocessamento como ferramenta para planejar a utilização do meio ambiente.

Na apresentação, Renata, que é geógrafa, relacionou as técnicas de geoprocessamento para o tratamento, manipulação e apresentação de dados, falando, também, do sistema de monitoramento e diagnóstico. Informações como número de casos de Aids por bairro do Rio de Janeiro ou cobertura de abastecimento de água nas regiões do município tornam-se informações imprescindíveis para a formulação de políticas públicas.

Para entender a relação entre meio ambiente e estes dados, a geógrafa considerou o ambiente como o somatório dos objetos – ruas, plantações, rios etc – com as ações humanas e as naturais – a Tsunami, por exemplo. Dessa forma, a partir dos dados recolhidos pelo Sistema de Informação em Geoprocessamento é possível produzir relatórios coordenando diferentes informações. Renata comentou, também, sobre o ‘ICMS ecológico’, uma forma de captar recursos para a preservação ambiental. Segundo ela, os municípios que adotaram essa medida são mais preservados.

Mais informações podem ser obtidas com a própria pesquisadora.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Análise espacial e geoprocessamento em saúde

As contribuições da geografia e da epidemiologia para o planejamento na área da Saúde Pública são os temas centrais do curso

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS