A comunicação na formação profissional para o SUS

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES
Pesquisadoras

Adriana Aguiar (Laces/Icict/Fiocruz)
Irene Kalil (doutoranda do PPGICS/Icict/Fiocruz)

A Comunicação é uma das “Competências Gerais” estabelecidas pelo Ministério da Educação nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todas as carreiras da área de saúde. Isto decorre da valorização da comunicação interpessoal de profissionais com seus pares e com os usuários e seus familiares, além dos membros da equipe, como intrínseca à prática em saúde. No contexto de implantação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), destaca-se a Estratégia Saúde da Família, criada em 1994 para reorientar o modelo de assistência e a relação entre os níveis assistenciais. Nesse nível de atenção é muito importante a compreensão da cultura e da linguagem dos usuários, bem como a crítica às relações de poder habitualmente estabelecidas nos serviços de saúde, que devem informar as práticas comunicacionais.

A rede do SUS, além de prestar assistência à população, também é campo de ensino-aprendizagem para jovens profissionais em formação, e oferece ações de Educação Permanente em Saúde (EPS). Sendo assim, amplia-se o escopo da comunicação para envolver docentes, preceptores, estudantes de graduação, residentes e gestores acadêmicos e dos serviços, num esforço coletivo de formação de pessoal competente e sensível às necessidades de saúde. Para que as redes municipais possam exercer com efetividade o papel de “rede-escola” é necessária a produção de informação sobre as atividades realizadas no âmbito do serviço, que nortearão sua implementação, acompanhamento e avaliação, beneficiando os que estão aprendendo, os que ensinam, e os que gerenciam a miríade de atividades que presume a formação e desenvolvimento profissional de acordo com as DCN e com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, entre outras.

Este projeto tem os seguintes objetivos: descrever a abordagem do ensino da comunicação em cursos da área da saúde na literatura brasileira especializada no período posterior à homologação das DCN; analisar os referenciais teóricos adotados, sobre comunicação e sobre competência; constituir uma rede de pesquisadores e demais interessados acerca do tema do ensino da comunicação na formação para o SUS; produzir material didático para informar atividades de ensino da comunicação.

 

 

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