Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

O Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atua na interface Comunicação e Saúde, dedicando-se à pesquisa, ao ensino e à cooperação técnica e científica com instituições, entidades e movimentos sociais. Tem como fundamento central a articulação dos princípios democráticos com: o enfrentamento das desigualdades sociais; o exercício dos direitos à saúde e à comunicação; a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e das políticas públicas universais. 

Suas ações são orientadas pela perspectiva histórica e da produção social dos sentidos e entendem a comunicação como força estruturante dos processos sociais, culturais, políticos, econômicos na atualidade. Em contraponto a enfoques instrumentais reducionistas, prioriza os desafios teóricos e metodológicos suscitados na análise crítica de micro e macro políticas, estratégias e práticas de comunicação, considerando os discursos, as assimetrias de poder, as mediações sociotécnicas e os contextos que as configuram. 

Três linhas de pesquisa estruturam os projetos do Laces, tendo como eixo transversal o desenvolvimento teórico e metodológico. 

Linha 1: Políticas, processos e práticas de comunicação e saúde

As relações entre Estado e sociedade, em especial as interfaces das políticas públicas com os direitos à comunicação e à saúde.  A dimensão comunicacional de políticas de saúde, processos e dinâmicas de participação social, com destacada atenção ao enfrentamento das desigualdades e iniquidades sociais. Comunicação pública e democratização das mídias. A comunicação na formação e nas práticas dos profissionais de saúde. 

Linha 2: Produção, circulação, apropriação de discursos midiáticos sobre saúde 

As dinâmicas e as mediações na produção, circulação e apropriação de produtos midiáticos de diferentes gêneros (como jornalismo, publicidade e entretenimento) e materialidades (ambientes digital, audiovisual, impresso e suas interconexões). Relações entre mídia e imaginário nas culturas políticas e nas representações sobre corpos e territórios. Discursos e espaços de atuação dos diversos agentes. Análise das dinâmicas próprias das plataformas digitais.

Linha 3: Sociabilidade e formas de subjetivação

A comunicação como instituinte das relações de saber e poder, e como tal, elemento da formação e disputas identitárias. A construção social do sofrimento; a emergência de coletivos e formas de ação política dos indivíduos; as relações de autoridade nos processos saúde-doença nos regimes de visibilidade e verdade contemporâneos. Narrativas biográficas e produção social da memória em contextos marcados pela cultura terapêutica e processos de medicalização/desmedicalização, em suas articulações com a midiatização. 

 

Interface com o Ensino

O Laces é responsável pelo curso de especialização em Comunicação em Saúde do Icict, que busca formar profissionais para atuar no âmbito da Comunicação e Saúde nas instituições, movimentos sociais e nos meios de comunicação, na perspectiva de fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Seus pesquisadores também compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e desenvolvem iniciativas como o curso de atualização “Saúde e Jornalismo: modos de produzir e analisar”, ofertado periodicamente. Acesse a área de Ensino para saber mais sobre as oportunidades de formação e qualificação oferecidas pelo Icict.

 

Equipe

Pesquisadores

  • Adriana Cavalcanti de Aguiar
  • Igor Pinto Sacramento (Coordenador Substituto)
  • Inesita Soares de Araujo
  • Izamara Bastos Machado
  • Janine Miranda Cardoso
  • Katia Lerner
  • Márcia Rodrigues Lisboa (Coordenadora)
  • Rodrigo Murtinho
  • Wilson Couto Borges

Secretária

  • Aliny Vitória Rocha

Estagiária

  • Isabela Lisboa Vasconcelos

 

Onde estamos

Campus Expansão da Fiocruz
Avenida Brasil, 4036 – salas 512 e 504
Manguinhos – Rio de Janeiro/ RJ
Tel.: +55 (21) 3882-9183 / 9057

Projetos prioritários

Observatório Saúde na Mídia

Criado em 2008, seu objetivo principal é realizar análises sobre os modos pelos quais os meios de comunicação de massa produzem sentidos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os temas específicos da saúde, bem como contribuir para a luta pela democratização da comunicação na sociedade em geral e, na saúde, em particular.CC

Laboratórios

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Assuntos relacionados

Projetos de Pesquisa

Saiba mais sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos no Icict

Linhas de pesquisa

Conheça as linhas de pesquisa dos laboratórios do Icict

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS