Todo mundo entende de comunicação. A comunicação faz parte da vida, as pessoas sabem como interagir com os outros, elas participam das redes sociais, usam as tecnologias de comunicação, enfim, a comunicação é uma prática social. Mas, além disso, a comunicação é também uma ciência.
Eu sou formada em comunicação social e pesquiso e ensino sobre comunicação. Fiz mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura, na Escola de Comunicação da UFRJ. Na Fiocruz, sou pesquisadora e professora em Comunicação e Saúde.
Atualmente, meu maior interesse é compreender a relação da comunicação com as desigualdades na saúde e na vida em geral. Minhas pesquisas tratam desse assunto, procurando descobrir onde a comunicação piora a desigualdade na saúde e como poderíamos agir para melhorar essa situação. Por exemplo, como a comunicação é praticada nos serviços de saúde, nas epidemias; como as pessoas compreendem a saúde e se comunicam sobre saúde; como as pessoas se comunicam para serem levadas em consideração.
No Icict, faço parte do Laboratório de Comunicação e Saúde e ensino no PPGICS, além de orientar pesquisas de mestrado e doutorado. Também integro um grupo de pesquisa em Comunicação e Saúde, faço parte do Grupo Técnico de Comunicação e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco).
Tenho duas paixões na vida: viajar e aprender algo novo.