conteúdo principal

Laboratório de Comunicação e Saúde

Compartilhar: whatsapp X
Fachada do edifício sede no campus Fiocruz Maré

O Laces é um laboratório que põe em foco, de modo interdisciplinar, a interface entre dois campos científicos: o da comunicação e o da saúde. Com isso, opera em um campo próprio, “comunicação e saúde”, na interseção de múltiplas disciplinas, conhecimentos e interesses. 

Um campo do saber que reconhece a centralidade que a comunicação ocupa nas dinâmicas da saúde, doença e cuidado. E investe em estratégias de amplificação das vozes tradicionalmente silenciadas.

Em linhas gerais, as pesquisas do Laces buscam enfrentar as desigualdades sociais e garantir os direitos à saúde e à comunicação. Para isso, seus pesquisadores procuram olhar para a comunicação a partir dos princípios democráticos e da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Desenvolvem pesquisas voltadas às políticas e práticas de comunicação e saúde, que se baseiam na noção de que o direito à comunicação é indissociável do direito à saúde. Analisam a produção de sentidos nos discursos midiáticos, nos processos de subjetivação, nos imaginários, dentre outros.

Os pesquisadores do Laces também atuam no Ensino. São professores do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e oferecem cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização em Comunicação e Saúde, entre outros. Mantêm, ainda, cooperação técnica e científica com outras instituições, entidades e movimentos sociais.

Grupos de pesquisa

Arquivo
Selo branco 1 curvas

Comunicação e Saúde

Arquivo
Selo branco 2 curvas

Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde

Institucional

O Laces tem por missão desenvolver atividades de pesquisa, ensino, além do desenvolvimento de metodologias para análise, planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas, processos, práticas e produtos comunicacionais.

Competências:

  • Contribuir, por meio de pesquisa e ensino, para a consolidação do campo da Comunicação e Saúde, buscando o fortalecimento do SUS e a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira;
  • Subsidiar a formulação, implementação e avaliação de políticas e estratégias de comunicação no âmbito do SUS;
  • Construir parcerias estratégicas com pesquisadores e instituições nacionais, estrangeiras e internacionais objetivando o desenvolvimento e a realização de projetos em redes cooperativas.