Dissertação de mestrado do PPGICS aborda Saúde, internet e empoderamento

por
Graça Portela
,
02/02/2017

"Saúde, Internet e Empoderamento: uma análise bibliográfica", é o título da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict que será defendida dia 10/02, sexta-feira. A pesquisa foi realizada pela aluna Letícia Tereza Barbosa da Silva, sob a orientação do professor André de Faria Pereira Neto (PPGICS/Icict e Ensp). 

Leia abaixo as informações e o resumo do trabalho.

Defesa de Dissertação de Mestrado

Leticia Tereza Barbosa da Silva

Título: Saúde, Internet e Empoderamento: uma análise bibliográfica

Orientador: André de Faria Pereira Neto (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:
Titulares

  • Drª. Inesita Soares de Araújo – PPGICS
  • Dr. Paulo Roberto Vasconcellos da Silva - PPGEBS/IOC/FIOCRUZ

Suplentes:

  • Drª. Janine Miranda Cardoso – PPGICS
  • Drª. Vera Cecília Frossard - ENSP/FIOCRUZ

Data: 10/02/2017

Horário: 10h

Local: Sala 213 do Prédio da Expansão

Resumo:

A emergência e popularização da Internet estão contribuindo para a transformação de práticas e modos de organização de diversos campos da sociedade. A saúde não é uma exceção a esse cenário. Há uma quantidade de informação sobre saúde cada vez maior nas redes virtuais. É também crescente o contingente de usuários que pesquisam sobre problemas e interesses na área da saúde. O consumo, produção e compartilhamento de informações on-line sobre saúde está promovendo reconfigurações nas áreas de assistência, prevenção e promoção da saúde. Considerando este cenário, esta dissertação pretende discutir a seguinte questão: como a literatura especializada internacional sobre Internet e Saúde analisa a relação entre a produção, o acesso e o compartilhamento de informações na Internet e o empoderamento? Foi realizada uma análise temática de artigos científicos publicados entre 2010 e 2015, coletados a partir de um levantamento na base de dados ScienceDirect. Nos artigos analisados, foi possível identificar que os autores associam o empoderamento decorrente da produção, acesso e compartilhamento de informações on-line a resultados positivos, em uma dimensão mais individual, na margem de poder e controle que o indivíduo possui sobre o problema de saúde, na autogestão e no bem-estar psicossocial. Em uma dimensão mais coletiva, foram sinalizados resultados positivos na organização social e na mobilização. A partir do levantamento bibliográfico, foi possível identificar que a Internet e as informações on-line podem ser um importante recurso para o empoderamento de indivíduos e grupos, contribuindo para que sintam maior controle sobre o problema de saúde, tomem decisões informadas e conheçam seus direitos enquanto pacientes.

 

Comentários

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS