Seminário

ECOAR - Diálogos de Cidadania

Programa Ecoar debate a igualdade de oportunidades dos alunos com deficiência na formação do ensino básico 

  

No 22º episódio, o programa Ecoar-Diálogos de Cidadania convida a pedagoga e historiadora Franciele Busico Lima e o matemático Everton Bezerra, para debater o tema “Ciência Cidadã: acesso e acessibilidade no ensino básico”. A transmissão ao vivo, acontecerá no dia 17 de abril (quarta-feira), às 14h, pelos canais:www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz e www.youtube.com/c/UNIFASE. A partir do tema geral Ciência e Tecnologia, o primeiro episódio deste ano debateu o acesso ao conhecimento científico no ensino superior. Agora, no segundo episódio dessa temporada, a proposta é promover uma reflexão sobre as estratégias para a eliminação das barreiras atitudinais, metodológicas e instrumentais que impedem a formação com igualdade de oportunidades de alunos com deficiência. Quais os recursos e tecnologias que possibilitam o aprendizado das ciências? Quais são as dificuldades de acesso e como superá-las? Quais os desafios para uma ciência cidadã? Conduzido por Tuca Munhoz, o programa dura 45 minutos e conta com intérprete de Libras e legendagem ao vivo.  

 

Perfil dos convidados 

• Franciele Busico Lima – pedagoga e historiadora. Mestre em Estética e História da Arte e Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua como Coordenadora Geral do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA Perus I, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Faz parte da coordenação colegiada do Fórum Estadual de Educação de Jovens e adultos de São Paulo.  

 

• Everton Bezerra - graduado em Matemática pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em Teoria e Prática do Ensino de Matemática pela Fundação Educacional Unificada Campo-grandense e mestrando em Ensino na Temática da Deficiência Visual no Instituto Benjamin Constant. É professor de matemática do ensino básico, técnico e tecnológico no IBC, lotado no Departamento Técnico Especializado, na Divisão de Imprensa Braille. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adaptação (GEPA), vinculado à Coordenação de Adaptação de Livros Didáticos e Paradidáticos.  

 

 

O projeto Ecoar – Diálogos de Cidadania  

O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz e UNIFASE), que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania.  

Apoiado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e translação do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.   

Entre os outros parceiros que contribuem para a viabilização do programa estão: ASCOM ICICT, ASCOM Unifase e Videosaúde Distribuidora. Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do e-mail:nippis@icict.fiocruz.br.  

Promovido por: 
NIPPIS/UNIFASE
Data: 
17/04/2024
Horário: 
14:00 às 14:45
Local: 
Video Saúde Distribuidora no Youtube

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS