Ecoar - Diálogos de Cidadania': programa aborda a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

por
Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social - Nippis (Fiocruz & Unifase)
,
11/11/2022

O programa “Ecoar - Diálogos de Cidadania” chega ao seu 12º episódio com um debate sobre “Trabalhadores com Deficiência”. O programa vai ao ar dia 16 de novembro, quarta-feira, às 14h, com transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz e do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase) no YouTube. Para esta conversa, o apresentador e entrevistador Tuca Munhoz recebe especialistas que vão compartilhar suas experiências na área, resgatar a história de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro e analisar como está o acesso a este direito hoje.

“O mercado formal de trabalho passou por uma importante mudança no Brasil desde a promulgação do artigo 93, da Lei 8.213, popularmente conhecido como Lei de Cotas. Desde então, milhares de pessoas com deficiência conseguiram emprego com carteira assinada em empresas com 100 ou mais funcionários. Mas as pessoas com deficiência são tratadas e têm oportunidades em pé de igualdade com os demais trabalhadores ou ainda sofrem discriminação?”, questiona Munhoz, há décadas atua como ativista pelos direitos das pessoas com deficiência.
 
Três especialistas participam do debate. Fernando André Sampaio Cabral, pessoa com deficiência múltipla, é auditor Fiscal do Trabalho na Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRT/PE) e vai compartilhar sua experiência como coordenador da Fiscalização da Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas no Trabalho. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fernando tem especialização em Igualdade no Trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha, da Espanha e atualmente faz especialização em Direitos Humanos e Direito do Trabalho na Universidade Federal do Pará (UFPA).
 
A psicóloga e pedagoga Sônia Gertner, representante do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência,  apresentará os resultados da pesquisa sobre Trabalhadores com Deficiência na Fiocruz, ao lado de Miguel Abud Marcelino, professor da Unifase e pesquisador do do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS). O projeto analisou o perfil dos trabalhadores com deficiência na Fundação, identificando barreiras, limitações e restrições enfrentadas, com o intuito de promover ações internas de melhorias alinhadas à política institucional de acessibilidade e inclusão.  
 
Mestre em Saúde Pública e especialista em Saúde Mental e Psicanálise e em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde, Sônia também é professora convidada no Curso de Especialização em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), onde realiza pesquisa de doutorado. Marcelino, por sua vez, atuou na implantação de modelos de avaliação biopsicossocial para acesso de pessoas com deficiência ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e à aposentadoria pela Lei Complementar nº 142/2013.
 
Ao final do episódio, o bloco dedicado ao Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), principal apoiador do Ecoar - Diálogos de Cidadania, traz reflexões sobre a importância de uma plataforma que reúne dados sobre pessoas com deficiência para elaboração de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas e empoderamento da população por meio da informação. Clique aqui para acessar o site do SISDEF.
 
Sobre o Ecoar - Diálogos de Cidadania
 
O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS), produzido por Cristina Rabelais, pelo apresentador Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania.

Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social. Também contribuem com a viabilização do programa as assessorias de comunicação do Icict/Fiocruz e da Unifase e a Videosaúde Distribuidora da Fiocruz.

Sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhados pelo e-mail ecoar.nippis@gmail.com.
 
Programa Ecoar - Diálogos de Cidadania chega ao 12o episódio
Tema:
“Trabalhadores com Deficiência”
Data: 16 de novembro (quarta-feira), às 14h
Como assistir: transmissão ao vivo pelos  canais da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube
www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz
www.youtube.com/c/UNIFASE

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS