Estudo sobre alimentação e saúde da população brasileira convida voluntários

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz*
,
28/01/2020

Como é a alimentação dos brasileiros e como ela se relaciona com a saúde da população? Buscando entender essa questão, foi lançado o estudo Nutrinet Brasil, uma pesquisa de grande relevância para a promoção da saúde da população brasileira, realizada pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), em parceria com outras instituições.

Para participar, acesse a plataforma nutrinetbrasil.fsp.usp.br. Os participantes precisam ter mais de 18 anos, residir no Brasil, ter acesso à internet (via celular ou computador). Ao utilizar pela primeira vez esta plataforma, você deve se cadastrar e responder breves questões sobre sua alimentação e seu estado de saúde. No intervalo de duas semanas, você receberá mensagens via email e/ou SMS para preencher mais dois questionários simples e rápidos sobre sua alimentação. Ao longo do acompanhamento, você receberá notificações para responder novas perguntas sobre sua alimentação, sua saúde e outros fatores que podem influenciar o risco de doenças crônicas. Todos os dados fornecidos ficarão armazenados sob absoluto sigilo no sistema InterNuvem USP.

A iniciativa irá acompanhar um grupo de 200 mil pessoas residentes em diferentes regiões do Brasil por dez anos, visando identificar os principais padrões de alimentação praticados no país e analisar a relação desses padrões com o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer.

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) colaborou com a preparação do estudo, por meio do Laboratório de Informação em Saúde, que participou das etapas de avaliação dos instrumentos de coleta dos dados. 


Foto: Salvador Scofano/Comer Pra Quê?/Fiocruz Imagens

O objetivo principal é avaliar a influência da alimentação sobre a saúde das pessoas, em particular sobre o risco de doenças crônicas. Mais do que o consumo de um ou outro alimento de forma isolada, a ideia é observar o padrão de alimentação das pessoas, considerando quantidades e proporções dos diferentes grupos de alimentos, que vai definir o risco de doenças. 

A equipe do estudo inclui pesquisadores de várias unidades da USP (Saúde Pública, Medicina, InCor), de outras universidades (UFBA, UFMG, UFPel, UFRGS, UNIFESP) e de outros centros acadêmicos do país (Fiocruz, Instituto Nacional do Câncer – Inca). O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de edital do Ministério da Saúde (Decit/CGAN).

*Com informações do Estudo NutriNet Brasil/Divulgação

 

Acompanhe o Icict nas mídias sociais:

      

Comentários

Gostaria de participar como voluntário

Agradecemos o seu comentário. Para participar, basta ter pelo menos 18 anos de idade, residir no Brasil, ter acesso à internet (via celular ou computador) e fazer um rápido cadastro na plataforma digital da pesquisa: https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br/

Quero participar da pesquisa

Agradecemos o seu comentário. Para participar, basta ter pelo menos 18 anos de idade, residir no Brasil, ter acesso à internet (via celular ou computador) e fazer um rápido cadastro na plataforma digital da pesquisa: https://nutrinetbrasil.fsp.usp.br/

Sou estudante de nutrição e tenho certeza que ao participar da pesquisa estarei contribuindo com minha formação acadêmica e com a população em geral.

Qual o site para eu inscrever-me para participar como voluntária na pesquisa e ser uma das 200 mil voluntárias. Sou da cidade de Volta Redonda e estou um pouco acima do peso (05 kg) a mais. Vocês irão enviar-me a ficha de inscrição e o primeiro questionário para o meu e-mail? Obrigada

Olá Jaqueline! O site para se inscrever é nutrinetbrasil.fsp.usp.br. Você vai responder ao primeiro questionário na própria plataforma, após fazer o cadastro e confirmá-lo no link que seguirá para o seu e-mail. att

Resido em São Paulo. Aqui em casa seguimos a alimentação macrobiótica, é tudo fantástico! Tenho certeza que com nossa alimentação natural e integral vamos poder contribuir muito com esta pesquisa. Grata.

Olá Silvana. Que bom! Muito obrigado pelo interesse. Para participar, basta acessar a plataforma nutrinetbrasil.fsp.usp.br e fazer o seu cadastro. att

Gostaria de participar pois tive câncer e mudei meus hábitos alimentares. Agora com fibromialgia me vi de novo tendo q alterar alguns itens bem importantes pra me poupar de dores

Páginas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Assuntos relacionados

Icict participa do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil - ENANI

Cristiano Boccolini, do Laboratório de Informação em Saúde, é o representante do Instituto no inquérito domiciliar

Brasileiros consomem quase o dobro de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde

Esta é uma das conclusões de levantamento inédito: a análise de amostras de sangue e urina de 9 mil brasileiros

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS