Fiocruz faz parceria com Cuba para proteger acervo bibliográfico

por
André Lima
,
18/11/2009

Diversos perigos rondam os acervos bibliográficos. Sujeitos não apenas à deterioração por fungos e roubo, os patrimônios de bibliotecas sofrem também danos causados por desastres naturais. Este foi o tema da palestra da pesquisadora cubana Milagros Vaillant Callol, realizada na Biblioteca de Ciências Biomédicas do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), no último dia 13/11. Dra. em Ciência da Conservação, professora convidada da Universidade Politécnica de Valencia, Espanha, e pesquisadora titular da União Nacional de Escritores e Artistas de Cuba, Milagros Callol deu aula prática de conservação preventiva do acervo.

Em Cuba, a pesquisadora desenvolve projeto de pesquisa para o Sistema de Bibliotecas do Sistema de Saúde Pública, que consiste na elaboração de planos para a conservação preventiva e contra o biodeterioramento. "Os acervos estão sujeitos a todo tipo de dano, tanto causado por agentes biológicos e roubo de patrimônio, como também provocado por furacões, incêndios e enchentes", conta Milagros Callol.

No Brasil, a pesquisadora atua no "Projeto cooperativo de conservação preventiva para instituições cariocas que reúnem e preservam bens culturais". O projeto engloba o intercâmbio de publicações e metodologias de trabalho para enfrentar os mesmos desafios comuns. A parceria já se estende a diversas instituições como Fiocruz (Icict e Casa de Oswaldo Cruz), Fundação Casa de Rui Barbosa, Arquivo Nacional, Arquivo Público do estado do Rio de Janeiro, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Museu de Astronomia e Ciências, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Fundação Biblioteca Nacional.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Curso aborda gestão da preservação de acervos bibliográficos

Iniciativa da Biblioteca de Manguinhos, curso é dirigido a profissionais da Fiocruz

Seção de Preservação de Acervos Bibliográficos do Icict completa 18 anos

Trabalho de dedicação à salvaguarda do acervo da Fiocruz foi iniciado na Biblioteca de Manguinhos em 2006

Preservação de obras raras é tema de palestra no dia 31/10

Evento aberto ao grande público tem entrada gratuita e contará com a presença de profissionais da Fiocruz

Projeto Preservo: Icict fará digitalização das obras do acervo Fiocruz

Setor de Multimeios realizará a digitalização. Projeto, que conta com o apoio do IBGE, é resultado de parceria entre Icict, IOC e COC

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS