Icict no XII Encontro Nacional de História da Mídia

por
Graça Portela
,
11/04/2019

Com o tema "A Mídia e os Estratos do Tempo: Memória, Presente e Futuros da Mídia", estão abertas as inscrições (até 07/06/2019) e a submissão de trabalhos (até 21/04/2019) do XII Encontro Nacional de HIstória da Mídia, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia - ALCAR.  O Encontro acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN), entre os dias 19 e 21 de junho.

A ALCAR realiza encontros bienais para reunir investigadores que realizam pesquisas que interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. Com nove grupos temáticos (GT), a Associação debate temas relativos às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada  uma das áreas envolvidas. 

Um desses grupos é o "História do Jornalismo, coordenado pelos pesquisadores do Laboratório de Comunicação e Saúde - Laces, do Icict/Fiocruz, Igor Sacramento e Izamara Bastos. O grupo enfoca, dentre outros pontos, os vínculos entre jornalismo, tempo e memória; a multiplicidade das experiências jornalísticas no Brasil e a produção jornalística em múltiplas mídias.

Submissão de trabalhos

A ALCAR aceita textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação para seus GTs. Mas, estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores e profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia também são convidados a enviar propostas. O prazo para a submissão dos trabalhos é até o dia 21 de junho de 2019, mas é necessário que os interessados estejam inscritos no XII Encontro Nacional de HIstória da Mídia. As inscrições para o Encontro serão até o dia 07 de junho de 2019.

Sobre a programação

A conferência de abertura será ministrada por Roger Chartier, historiador francês que estuda a história da cultura e dos livros, e a trajetória da leitura e da escrita como práticas sociais. Além disso, serão realizadas nove mesas redondas, sendo que a última "Homenagem aos 40 anos de docência de Marialva Barbosa", docente da UFRJ e uma das fundadoras da ALCAR, terá a participação de Igor Sacramento, como um dos palestrantes, além de Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ) e Cristina Musse (UFJF).
Durante o Encontro será realizada a entrega do "Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia" e haverá o lançamento de livros sobre a temática. Veja ao lado, a programação completa.
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS