Marco democrático institucional que demonstra revolução no fazer científico

por
Marcelo Garcia
,
11/05/2016

O ainda recente processo de criação da política de acesso aberto da Fiocruz, aprovada em 2014, é um grande exemplo de construção democrática dos rumos da fundação. Ela foi elaborada após muita deliberação em instâncias técnicas e de um processo amplo de consulta pública – e não poderia ser diferente. Afinal, nasce da convicção de que a informação é um bem público e um determinante social da saúde, e está alinhada a um movimento internacional de questionamento das políticas editoriais fechadas das grandes editoras científicas e de defesa do acesso livre ao conhecimento. Antes mesmo de completar dois anos, a adesão gradativa das unidades ao Repositório Institucional da Fiocruz - Arca - mostra sinais de consolidação da nova política – e aponta para novos desafios.

A política estabeleceu como documentos com depósito mandatório no Arca apenas artigos, teses e dissertações. A expectativa, porém, é de que gradualmente outros produtos, como dados de pesquisa e recursos educacionais, também sejam disponibilizados livremente no repositório. “Trata-se de uma orientação estratégica, cuja consolidação requer constante atualização dos fluxos e práticas institucionais, uma vez que o acesso aberto ao conhecimento é um princípio que perpassa várias dimensões da instituição e implica uma mudança de cultura organizacional e individual”, avalia a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade.

O pioneirismo da política de acesso aberto da Fiocruz tornou a instituição uma referência sobre o tema na área da saúde. “Temos sidos procurados para compartilhar nossa experiência e estimulado a proposta do acesso aberto fora de nossos muros, contaminado positivamente o cenário”, avalia Rodrigo Murtinho, vice-diretor de Informação e Comunicação do Icict. “Numa realidade de grande dificuldade para aprovação de uma lei nacional de acesso aberto, a Fiocruz pode apontar caminhos alternativos, como a formação de uma rede nacional de repositórios de saúde, por exemplo”, pontua. Mais uma vez, a Fiocruz se posiciona na vanguarda de uma luta democrática que deve se intensificar e se tornar central nos próximos anos. 

Assuntos relacionados

Política de Acesso Aberto da Fiocruz é capa da Inova Icict 2014.2

Nesta edição, tema de capa da Inova Icict é a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, em plena operação. São destaques também na edição reportagens sobre o acesso à banda larga no Brasil e o Canal da Cidadania.

Para saber mais

#Acesso

Novas coleções e ferramentas para integrar bibliotecas celebram 30 anos do Icict

Uma biblioteca com um milhão de itens que engloba obras do século XVII aos dias atuais alicerça uma das maiores instituições científicas da América Latina

Construção coletiva, ferramenta estratégica

Repositório nascido no Icict se tornou o principal instrumento de execução da política de acesso aberto da Fiocruz

Excelência e desafios na gestão da Informação com foco na saúde pública

Icict vem produzindo comunicação e informação científica e tecnológica em saúde por meio de diversas iniciativas

Articulação na preservação e divulgação de imagens

Criado na gestão do sanitarista Sérgio Arouca, o Multimeios realiza atividades de serviço, pesquisa e desenvolvimento interdisciplinar em Artes, Design e Tecnologia

Tradição e inovação na produção de audiovisuais

Da necessidade de se criar uma linha de produção e preservação de vídeos em saúde surgiu, há 28 anos, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz


Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS