Paracoccidioidomicose não é palavrão e tem cura

Causada pel fungo Paracoccidioides brasiliensis, a Paracoccidioidomicose é uma doença  que ataca o corpo em vários locais, principalmente pulmões, boca, garganta, pele, e línfonodos (gânglio, ínguas). A micose pode aparecer sob duas formas: forma do adulto, mais comum nos homens entre 30 e 50 anos, fumantes e lavradores, e na forma juvenil, que atinge crianças, adolescentes e jovens.

As pessoas contraem a doença ao respirar. O fungo vive no solo das plantações, ao trabalhar na lavoura, o homem pode aspirar o fungo junto com a poeira da terra. Vale lembrar que a Paracoccidioidomicose não é contagiosa, não passa de uma pessoa para a outra e não é transmitida por alimentos ou objetos de uso pessoal (copos, talheres, roupas, toalhas etc). A maneira mais eficiente para se detectar a doença e sendo examinado por um médico.

A evolução da doença no Brasil

A Paracoccidioidomicose (PCM) é micose sistêmica descrita por Adolfo Lutz, em 1908. Trata-se de doença endêmica exclusiva do continente americano. No Brasil, com 80% dos casos da doença no mundo, estima-se a existência de 4 a 6 mil casos anuais. A faixa de idade mais atingida situa-se entre 30 e 50 anos e 90% dos casos são do sexo masculino. Estudo que analisou 3.181 mortes por PCM registradas no País, no período de 1980 a 1995, estimou uma taxa de mortalidade de 1,49 por milhão de habitantes. As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste brasileiro apresentam maior mortalidade pela doença.

Homem trabalhando na lavoura
Trabalhador rural em contato direto com solo
Trabalhador rural
Homem em ambiente rural, propício para aspirar o fungo

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS