PPGICS: Literacia digital em saúde e engajamento científico são temas de defesas de mestrado

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
20/02/2024

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

Na quinta-feira, 29 de fevereiro, serão realizadas na parte da tarde duas defesas de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS/Icict. São elas: "Literacia digital em saúde e as práticas de consumo de informação e desinformação no contexto da pandemia de Covid-19", da aluna Daiane Bastista dos Santos de Almeida, que buscou "identificar práticas de consumo virtual de informação e desinformação em saúde, em um público maior de 18 anos, com acesso às redes sociais, bem como avaliar os níveis de Literacia Digital em Saúde desta população e sua associação com características sociodemográficas". 

Sob a orientação de Ana Luiza Pavão, pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde - LIS/Icict, Daiane fez um estudo transversal, descritivo, com aplicação de questionário em formato on-line, e uma das conclusões de sua pesquisa foi a constatação de que "pensar saúde digital é uma realidade concreta e que o desenvolvimento de estudos que incentivem a produção acadêmica brasileira sobre temas relacionados como a literacia digital e sobre a literacia para saúde corroboram na ampliação dessa agenda e se fazem necessários". 

A outra dissertação - "Divulgação Científica e sua Relação com a Percepção Pública de Ciência e o Engajamento Científico: um estudo de caso na comunidade do Complexo da Maré", de Gabriela Daniel Brandão, orientada por Kizi Araújo (LICTS) e Carla Silva Almeida (Museu da Vida/COC/Fiocruz), analisou "a percepção da ciência no Complexo da Maré, buscando identificar se/e de que forma a divulgação científica realizada na comunidade gerou impacto nessa percepção e no engajamento em pesquisa científica".

Com uma pesquisa exploratória quantiqualitativa na comunidade, com a amostra de participantes escolhida por conveniência, Gabriela observou que "os participantes demonstraram otimismo em relação a ciência, confiando em médicos e cientistas" e sua pesquisa evidenciou, dentre outros pontos, "a importância da divulgação científica acessível em comunidades vulneráveis, através de estratégias mais eficazes de comunicação e esforços contínuos para estreitar a relação entre a comunidade científica e a sociedade." 

As defesas serão realizadas no Prédio Sede do Campus Maré da Fiocruz. Veja mais detalhes abaixo.

Defesas de Dissertação de Mestrado

Título: Literacia digital em saúde e as práticas de consumo de informação e desinformação no contexto da pandemia por Covid-19

Aluna: Daiane Batista dos Santos de Almeida

Orientadora: Ana Luiza Braz Pavão (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
 
Banca:

Titulares
Dr.  Wilson Couto Borges (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Rosane Aparecida de Sousa (RIMS/UFTM)

Suplentes
Drª Irene Rocha Kalil (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Drª Renata Pascoal Freire (PPGENF/UFSC)
 
Data: 29/02/2024 – Quinta-feira | Horário: 13h30
 
Local: Sala 402 – Prédio Sede Campus Maré
  
Resumo: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o grande volume de informações favorece a desinformação e, geralmente, está associado a um assunto específico, podendo multiplicar-se exponencialmente em pouco tempo, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19. Dentro deste cenário, temos a Literacia Digital em Saúde (eHealth Literacy), como instrumento fundamental no enfrentamento da desinformação sobre saúde na Internet. 

Assim sendo, o objetivo desta dissertação é identificar práticas de consumo virtual de informação e desinformação em saúde, em um público maior de 18 anos, com acesso às redes sociais, bem como avaliar os níveis de Literacia Digital em Saúde desta população e sua associação com características sociodemográficas. Para isso, foi feito um estudo transversal, descritivo, com aplicação de questionário em formato on-line, cujas informações coletadas foram analisadas com cálculo de proporções e frequências, e seus respectivos intervalos de 95% de confiança, além da realização do teste qui-quadrado para identificar associações entre variáveis de exposição e desfecho, com nível de significância de 0,05. 

A pesquisa sugere que a determinação social contribui na forma como se dará o acesso das pessoas aos serviços de saúde e que, quanto maior for a condição material do indivíduo, maiores são as chances de tomar decisões acertadas sobre a sua própria saúde. Além disso, constatou-se que pensar saúde digital é uma realidade concreta e que o desenvolvimento de estudos que incentivem a produção acadêmica brasileira sobre temas relacionados como a literacia digital e sobre a literacia para saúde corroboram na ampliação dessa agenda e se fazem necessários.
 


Título: Divulgação Científica e sua Relação com a Percepção Pública de Ciência o Engajamento Científico: um estudo de caso na comunidade do Complexo da Maré

Aluna: Gabriela Daniel Brandão

Orientadora: Kizi Mendonça de Araújo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Segunda Orientadora: Carla da Silva Almeida (MV/COC/FIOCRUZ)
 
Banca:

Titulares
Dr.  Josué Laguardia (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Dr.  Fábio Castro Gouveia (IBICT/UFRJ)

Suplentes
Drª Bruna de Paula Fonseca e Fonseca (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)
Dr.  Marcelo Borges Rocha (NUTES/UFRJ)
 
Data: 29/02/2024 – Quinta-feira | Horário: Horário: 14h
 
Local: 
Sala 410 – Prédio Sede Campus Maré
 
Resumo: A pandemia de Covid-19 trouxe a ciência ao foco de todas as conversas e veículos de comunicação. Em um momento em que a ciência desempenhava papel crucial na busca de informações e compreensão sobre a doença, processos científicos foram evidenciados e as divergências de opinião e pesquisas refutadas movimentaram bastante a sociedade gerando um impacto misto na percepção pública da ciência, destacando tanto sua importância quanto suas limitações e desafios. 

Quando se trata de populações vulnerabilizadas, diante de uma emergência sanitária, as inequidades e disparidades ficam muito mais evidentes. Como essas comunidades são invisibilizadas e negligenciadas pelas prefeituras, as organizações não governamentais locais buscam apoio e formas de amenizar a situação da comunidade. Diversas organizações e coletivos se mobilizaram para informar e comunicar de forma clara e objetiva a população, auxiliando e orientando os moradores em diversas questões sociais e de saúde, conseguindo parcerias para o enfrentamento da pandemia. Diante disto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção da ciência no Complexo da Maré, buscando identificar se/e de que forma a divulgação científica realizada na comunidade gerou impacto nessa percepção e no engajamento em pesquisa científica. A metodologia envolve pesquisa exploratória quantiqualitativa na comunidade, com a amostra de participantes escolhida por conveniência. 

Os participantes demonstraram otimismo em relação a ciência, confiando em médicos e cientistas. As conclusões ressaltam a importância da divulgação científica acessível em comunidades vulneráveis, através de estratégias mais eficazes de comunicação e esforços contínuos para estreitar a relação entre a comunidade científica e a sociedade. A pesquisa contribui para o entendimento da percepção pública de ciência, evidenciando a eficácia da divulgação científica na promoção do engajamento comunitário em pesquisas.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

Atua na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS