Preservação do audiovisual em plataformas digitais é tema de seminário do Centro de Estudos

por
André Bezerra
,
07/11/2017

Pelo terceiro ano, o Icict e a Casa de Oswaldo Cruz promovem, no mês de novembro, uma atividade de debates em torno da preservação do patrimônio audiovisual. Nessa edição, o III Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz traz o foco para ferramentas, métodos e plataformas de preservação digital de audiovisuais. O seminário é gratuito e será realizado na terça-feira, 14 de novembro, às 9h, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos.

Promovido pelo Centro de Estudos do Icict, o evento é alusivo ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual, 27 de outubro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). De acordo com a organização, documentos audiovisuais tem um papel crucial no patrimônio cultural, guardando aspectos da memória coletiva e transmitindo conhecimento. A data comemorativa visa aumentar a conscientização sobre sua importância e valorizar os profissionais e instituições responsáveis pela missão de preservá-los.

A programação do seminário conta com a mesa redonda ‘Plataformas digitais e sua aplicação na preservação e difusão de acervos audiovisuais’, com o mediador Antônio Laurindo, do Arquivo Nacional. Os debatedores serão Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que abordará a iniciativa Legatum, um conjunto de metodologias colaborativas para repositórios digitais de preservação de acervos audiovisuais; e Antônio Júnior, do Centro de Mídia Independente, que discutirá o tema "Audiovisual como estratégia de informação e comunicação alternativa em contraponto à grande mídia"; e Victor Ribeiro, representante da Witness Brasil, que fará o lançamento da publicação 'Guia de Arquivamento de vídeo para ativistas'.

Preservação e difusão

Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Esse ano, a Unesco sugeriu como mote para o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual o lema “Descubra, lembre-se e compartilhe”. Seguindo essa linha, o seminário debate as plataformas digitais e seu papel para a preservação e difusão dos acervos audiovisuais. O evento acontece em paralelo à Semana Fluminense do Patrimônio, que inclui uma série de atividades voltadas ao tema, e também acompanha a agenda da Fiocruz, que atualmente se debruça em torno da elaboração de uma política institucional de preservação de acervos.

"Esperamos fomentar as discussões sobre a relevância desse tema em um momento tão crucial e marcante, sobretudo no que diz respeito às formas de se pensar em como preservar o patrimônio audiovisual da Fiocruz. Sendo o audiovisual o gênero documental mais impactado pela questão tecnológica e pelos desafios impostos pela era digital, acreditamos que, a VideoSaúde/Icict e a Casa de Oswaldo Cruz têm um papel protagonista em discussões sobre o tema da preservação audiovisual, no âmbito da instituição", aponta um dos organizadores do encontro, João Guilherme Machado, da VideoSaúde.

No campo audiovisual, a Fiocruz detém acervo de interesse especial ao campo da ciência e da saúde, com material histórico em diversos suportes, como filmes, fitas, dentre outros. As inscrições são gratuitas e aqueles que se registrarem antecipadamente, pelo site de eventos do Icict, receberão certificado de participação. Vagas limitadas. O seminário também pode ser assistido pela internet, ao vivo, no canal da VideoSaúde Distribuidora.

III Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde
Terça-feira, 14/11
De 9h às 13h
Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos – Icict/Fiocruz
Avenida Brasil, 4.365, Campus Fiocruz – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br
Transmissão online: www.youtube.com/videosaudefio

Programação

9h      Abertura

9h20  Mesa Redonda: Plataformas digitais e sua aplicação na preservação e difusão de acervos audiovisuais
Mediador: Antônio Laurindo (Codac/Copra - Arquivo Nacional)

9h30  Iniciativa Legatum:  
Pesquisa e aplicação colaborativas para adoção de repositório digital para representação, preservação e acesso confiáveis a acervos audiovisuais de instituições públicas
Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva (UFBA)

10h   Audiovisual como estratégia de informação e comunicação alternativa em contraponto à grande mídia
Antônio Júnior (Centro de Mídia Independente)

Guia de Arquivamento de Vídeos para ativistas
Victor Ribeiro (Witness Brasil)

10h30 Debate

12h Encerramento

Comentários

Inscrição para participaçao no evento de terça-feira

Você pode se inscrever no site http://eventos.icict.fiocruz.br

Prezados, participei do evento na última terça mas não tinha feito a inscrição previamente. gostaria de receber o certificado de participação. Desde já, obrigado.

Prezado Jeferson, Seu certificado foi enviado para seu e-mail. Um abraço, Assessoria de Comunicação (Ascom)/Icict

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

População já pode acessar on-line o catálogo da VideoSaúde Distribuidora

Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (BRAVS) permite ao usuário solicitar cópias de vídeos de todo o acervo

II Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde debate preservação de acervos

Iniciativa da VideoSaúde e Casa de Oswaldo Cruz integra a Semana Fluminense do Patrimônio, cujo tema é 'Paisagem e Cultura em Movimento'

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.