Programação VideoSaúde de junho/2013

por
Cristiane d'Avila
,
29/05/2013

No dia 05 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o programa VideoSaúde irá apresentar o resultado do progresso para os moradores da Ilha da Madeira, na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, impactados pela chegada de grandes empreendimentos na região.  Inclusão sexual para pessoas com necessidades especiais, por que não?  Esse é tema do vídeo “Pipas no ar”, exibido na segunda semana de junho. E ainda, os primeiros momentos da formação e do encantamento por um novo momento na política brasileira, focando os vários atores sociais envolvidos no processo de redemocratização, no vídeo sobre a Aneps – Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde. Fechando o mês, a luta dos moradores do Assentamento XIX de Setembro, em Guaíba (RS), produção realizada pelos alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Território de sacrifício ao Deus do capital: o caso da ilha da madeira

UTV - RJ (Canal 11 da NET)

05/06, quarta-feira, 21h30

Horários alternativos: sábado, 08/06, 13h; segunda-feira, 10/06, 15h

Vamos exibir o vídeo "Territórios de sacrifício ao Deus do capital: o caso da Ilha da Madeira". No documentário, moradores e pescadores do bairro, localizado na Baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro, denunciam mudanças drásticas no meio ambiente, na saúde e na subsistência da população, ocasionadas pela chegada de grandes empreendimentos à região. A produção é da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - da Fundação Oswaldo Cruz -, por meio do Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde e do Núcleo de Tecnologia e Educação em Saúde.

Pipas no ar

UTV - RJ (Canal 11 da NET)

12/06, quarta-feira, 21h30

Horários alternativos: sábado, 15/06, 13h; segunda-feira, 17/06, 15h

O programa aborda questões pouco discutidas na sociedade, muitas vezes, por causa do preconceito, como a vida afetiva e a sexualidade de jovens com deficiências intelectuais. Essa população está vulnerável à gravidez não planejada, ao abuso sexual, às doenças sexualmente transmissíveis... Diante da carência de informações para esses jovens, nasceu o projeto “Pipa”, também dirigido a profissionais da educação e saúde, técnicos e familiares. A ação, que recebeu o prêmio “Saúde Brasil: Aids e responsabilidade social”, envolve oficinas de educação preventiva especial e chegou a diversos municípios brasileiros.

Aneps

UTV - RJ (Canal 11 da NET)

19/06, quarta-feira, 21h30

Horários alternativos: sábado, 22/06, 13h; segunda-feira, 24/06, 15h

Vamos abordar a luta dos movimentos populares pela melhoria das condições de saúde do povo brasileiro. Com direção de Odila Fonseca, o vídeo que exibiremos no programa reflete sobre episódios como a ditadura, a construção da democracia e o nascimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O registro engloba o primeiro Encontro Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular, e a consolidação da Aneps, a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde.

Assentamento XIX de Setembro

UTV - RJ (Canal 11 da NET)

26/06, quarta-feira, 21h30

Horários alternativos: sábado, 29/06, 13h; segunda-feira, 01/07, 15h

Vamos conhecer um pouco mais da rotina de famílias brasileiras que vivem nos assentamentos rurais: as principais dificuldades, as conquistas desses trabalhadores, suas condições de saúde e as mudanças nos processos de produção. O vídeo que vamos exibir – “Assentamento XIX de Setembro” – foi gravado no município de Guaíba, no Rio Grande do Sul, e aborda alguns dos grandes desafios da Reforma Agrária. A produção é da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Programação VideoSaúde de abril/2013

Diversos olhares e diversas formas de contar uma história

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS