Projeto Caminhos do Cuidado: lançamento nacional em Brasília hoje, 23/10

por
Cristiane d'Avila
,
23/10/2013

Será realizado nesta quarta-feira (23/10), em Brasília, o lançamento nacional do projeto “Caminhos do cuidado”, para a formação de agentes comunitários de saúde (ACS) e auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. “Caminhos do Cuidado” prevê a formação de mil tutores de aprendizagem em todo o país, que serão responsáveis pela execução e capacitação de 290.760 profissionais.

A formação dos tutores e alunos será realizada de forma descentralizada nos estados da federação, respeitando-se as especificidades de cada região. Este projeto está inserido no plano integrado de combate às drogas “Crack, é possível vencer”, sob a responsabilidade da Casa Civil, e prevê a participação de outros ministérios e órgãos do Governo.

Inicialmente, o Projeto começou no Acre, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e houve a formação de 37 orientadores de aprendizagem e 242 tutores, que tiveram 40 horas de formação presencial e terão 80 horas de acompanhamento de Ensino à Distância (EAD), totalizando 120 horas de formação.

O valor total do investimento, distribuído nos seis estados, de acordo com o número de agentes comunitários de saúde, é de R$ 115.000.000,00.

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) é responsável pela coordenação executiva do projeto, e o Centro de Educação Tecnológica e de Pesquisa em Saúde - Escola GHC do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, responde pela coordenação pedagógica e secretaria acadêmica. Estarão presentes o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação, Nísia Trindade, e o diretor de do Icict, Umberto Trigueiros. O projeto tem ainda como parceiros alguns setores do Ministério da Saúde, como os Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (Deges), de Atenção Básica (DAB) e de Saúde Mental.

Serviço

Lançamento do projeto “Caminhos do Cuidado”
Dia 23/10, de 10h às 12h
Local: Sala Vera Cruz do Centro de Eventos e Convenções Brasil 2, SHS Quadra 06, Lote 01 , Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul Brasília, DF

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Projeto Caminhos do Cuidado

Projeto visa a formação de agentes comunitários de saúde (ACS) e auxiliares e técnicos de enfermagem em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas

Assuntos relacionados

Seleção de orientadores e tutores do projeto Caminhos do Cuidado

Inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do projeto. Leia os editais para os perfis

Entrevista com os coordenadores da maior pesquisa já realizada sobre consumo de crack

Francisco Inácio Bastos e Neilane Bertoni dão detalhes sobre a Pesquisa Nacional sobre o Crack e o trabalho de campo

Palestra sobre crack atrai público recorde ao Icict

Evento contou com a presença dos pesquisadores da Fiocruz, Francisco Inácio Bastos, Marcelo Rasga Moreira e Paulo Amarante, e o jornalista Caco Barcellos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS