Reciis lança suplemento com trabalhos apresentados durante a 8ª ConfOA

por
André Bezerra (Ascom) e Frederico Azevedo (Reciis)
,
20/12/2017

Um dos grandes destaques da agenda da Fundação Oswaldo Cruz para as áreas de comunicação e informação em 2017 foi a realização da 8ª Conferência Luso-Brasileiro de Acesso Aberto (ConfOA), na sede da instituição, entre os dias 4 e 6 de outubro. O evento reuniu pesquisadores de países como Brasil, Portugal e Moçambique para discutir temáticas “Do Acesso Aberto à Ciência Aberta”, que foi o tema principal da Conferência esse ano.

Os trabalhos submetidos nas modalidades ‘comunicação’ e ‘pecha kucha’ fazem parte de um suplemento especial da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), periódico científico do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), que já se encontra disponível para consulta.

Em mensagem aos leitores, os editores do periódico destacam a diversidade das pesquisas e experiências compartilhadas, além da variedade de temas abordados pelos trabalhos submetidos. A 8ª ConfOA recebeu 275 participantes e teve sessões com comunicações orais, Pecha Kucha, que são formatos mais curtos de apresentações, além de pôsteres e workshops. As atividades contaram com transmissão online e outros conteúdos, disponibilizados em suas redes sociais.

“A participação expressiva na 8ª ConfOA demonstra o crescimento do interesse e do compromisso de profissionais e de instituições no Brasil e em Portugal com projetos e políticas de promoção do acesso aberto, e com a construção de um movimento global em torno do ideário de uma ciência aberta”, afirma o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, no editorial do suplemento.

Editada há dez anos pelo Icict/Fiocruz, a Reciis é um periódico multidisciplinar, com artigos nas áreas de comunicação, informação e saúde, além de ensaios, entrevistas, imagens comentadas, notas de conjuntura, relatos de experiência e resenhas. 

Mensagem dos editores:

Está no ar o suplemento da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde! Este é dedicado integralmente aos trabalhos da 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto (ConfOA), realizada na Fundação Oswaldo Cruz entre os dias 4 e 6 de outubro de 2017. 

A riqueza das pesquisas e das experiências, assim como a variedade de temas abordados pelos participantes da 8ª ConfOA, estão presentes nos artigos publicados neste suplemento. São 36 trabalhos apresentados nos formatos Comunicação e Pecha Kucha. 

Agradecemos aos que submeteram os artigos aqui publicados e reafirmamos o compromisso da Reciis – que completou 10 anos em 2017 –, com o acesso aberto e a ciência aberta. Colocamos nossa revista à disposição da comunidade científica para ampliar ainda mais a divulgação de pesquisas e projetos relacionados ao acesso aberto e às temáticas afins.

Para ler a Reciis Vol. 11, Suplemento, clique na imagem abaixo ou nos links ao lado.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

8ª ConfOA se debruça sobre os repositórios do futuro

Fiocruz recebeu a Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto com palestras e oficinas

Encontros Pré-ConfOA: debates disponíveis na íntegra, em vídeo

Ciclo de mobilização para a 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto promoveu seis atividade, de julho a setembro, no Icict

Revista Eletrônica de Comunicação do Icict completa 10 anos

Comemoração será dia 23/08, dentro das atividades da pré-ConfOA 2017, que ocorre na Fiocruz

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.