Rede de Bibliotecas da Fiocruz divulga novo Sistema de Geração de Ficha Catalográfica

por
Rede de Bibliotecas Fiocruz e Ascom Icict/Fiocruz
,
13/07/2022

A Rede de Bibliotecas da Fiocruz disponibiliza para a comunidade acadêmica uma nova ferramenta de trabalho. É o Sistema de Geração de Ficha Catalográfica da Rede de Bibliotecas Fiocruz, concebido para tornar mais ágeis o processo de recebimento e geração das fichas relativas às obras nos acervos bibliográficos.

As equipes de bibliotecas da Fiocruz já podem acessar o sistema, disponível em fichacatalografica.fiocruz.br, bem como os usuários que necessitam do registro para trabalhos acadêmicos. 

A ficha catalográfica é um elemento obrigatório nas produções acadêmicas como teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso pela Lei nº. 10.753/2003. O Conselho Federal de Biblioteconomia, na Resolução 184/2017 torna obrigatória a revisão do bibliotecário, com inclusão de sua assinatura (nome e número do CRB) em todas as publicações. 

O sistema de ficha catalográfica online da Rede de Bibliotecas Fiocruz visa apoiar os alunos da instituição na solicitação das fichas catalográficas, cumprir as normativas vigentes, padronizar as fichas elaboradas na instituição e otimizar os serviços prestados pelas bibliotecas da Fiocruz. 

Confira as orientações da Rede de Bibliotecas Fiocruz:

  • A ficha catalográfica é um conjunto ordenado de dados que traz a descrição de uma obra. Contém informações bibliográficas necessárias para identificação do documento e sua elaboração deve ser validada exclusivamente por profissional bibliotecário com registro ativo.
  • A ficha catalográfica deve estar disposta no verso da folha de rosto, centralizada, na parte inferior da folha no tamanho padrão de 7,5cm x 12,5 cm. E deve constar tanto na versão impressa quanto na digital.
  • O preenchimento é realizado pelo usuário, que tem a responsabilidade pela veracidade dos dados. As palavras-chave são escolhidas pelo próprio usuário, pode-se escolher até cinco (5). Priorize o vocabulário DECs ou MESH.
  • Neste primeiro módulo o Sistema de Geração de Ficha Catalográfica está programado para atender aos trabalhos acadêmicos finais dos programas de pós-graduação (stricto sensu e lato sensu) da Fiocruz. As outras tipologias informacionais serão contempladas nos próximos módulos.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS