Seminário discute imagem, informação e comunicação em saúde

por
Roberta Carvalho
,
06/06/2013

Foi realizado nesta quinta-feira (6/6), no auditório do Icict, que fica no Pavilhão Haity Moussatché, a 2ª Jornada de Seminários Avançados I, com o tema "Imagem e Saúde: informação e comunicação em debate", organizada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS).

O evento foi aberto pela coordenadora do PPGICS, Janine Cardoso, que fez questão de ressaltar a singularidade da ocasião. Segundo ela, além de ser muito jovem, o programa enfrenta o desafio de seu tema, da viabilização da interface entre entre comunicação, informação e saúde. “Estarmos aqui hoje é um exemplo da criatividade, disposição e compromisso do programa (de pós-graduação), dos alunos e professores. Em seguida, a representante dos alunos da pós-graduação do Icict, Rosana Abdala, reiterou a importância da proposta interdisciplinar do PPGICS, que proporciona um diálogo entre a teoria e a prática. Já a mediadora, Inesita Soares de Araújo, a importância da imagem como objeto de estudo acadêmico na contemporaneidade.

Sérgio Augusto Correa de Faria, da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde, assessor especial do Ministro, chefe da Divisão de Publicidade e Promoção Institucional do Ministério, falou sobre imagem, comunicação e informação em saúde no âmbito das políticas públicas. “A comunicação muda de acordo com a realidade social e é necessário adequar a imagem às necessidades. O ciclo do processo de marketing precisa produzir soluções e ideias de acordo com a demanda da população”.

Em seguida, foi a vez de Ricardo Hoffmann, vice-presidente e diretor geral da filial de Brasília da Agência Borghi/Lowe falar sobre a distinção entre público e privado na publicidade. Ricardo trouxe exemplos de campanhas feitas para o Ministério da Saúde e para clientes do mercado para explicitar as dificuldades enfrentadas para a propaganda pública o mais atraente possível, usando humor e emoção sem perder de vista os parâmetros de responsabilidade e liberdade.

O evento contou ainda com a presença de Maria Cândida de Almeida, da PUC-SP, doutora em Comunicação e Semiótica por esta universidade, e atua como artista, consultora e designer nas áreas de web design, design gráfico, fotografia e vídeo. A professora trouxe a reflexão sobre a poder da imagem e a publicidade na era da conexão digital. “A publicidade joga com o potencial emocional, informacional e vinculador da relação entre objeto, signo e interpretante nos discursos visuais”, explicou.

Participaram do evento docentes, alunos, profissionais e pesquisadores interessados no tema.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Saúde e jornalismo – introdução a modos de produzir e analisar

Favorecer a reflexão crítica sobre as relações entre jornalismo e saúde coletiva

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS