SIG TeleREde BLH chega a 22 países

por
Jamile Chequer
,
15/07/2011

Coordenado pelo Centro de Tecnologia e Informação em Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno do Icict (CTIBLH), o SIG TeleRede BLH está sendo ampliado para os 22 países com os quais o Brasil, por intermédio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, mantém convênio de cooperação técnica no âmbito do aleitamento materno e bancos de leite humano. O objetivo do SIG (Grupo de Interesse Especial) é ampliar o intercâmbio do conhecimento e a transferência de tecnologia no campo de atuação da Rede de Bancos de Leite Humano (RedeBLH) e de suas respectivas interfaces na área da saúde da mulher e da criança, no Brasil e nas regiões da Ibero-América e África, como uma das ações estratégicas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da Organização Mundial de Saúde.

O SIG, que está localizado na Rede Universitária de Telemedicina (Rute), nasceu da demanda de investigação científica, de desenvolvimento tecnológico e de difusão do conhecimento no âmbito da RedeBLH-Br e tem como proposta ampliar as atividades, incluindo teleconferências mensais, cursos, reuniões técnicas e atividades de gestão para toda a RedeBLH. “É um sistema integrado para a Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil, dos países ibero-americanos e africanos”, diz o coordenador do Programa IberBLH e da  RedeBLH, João Aprígio Guerra de Almeida.

Cursos são oferecidos

No primeiro semestre de 2011, o CTIBLH do Icict e o Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueiras (IFF/Fiocruz) realizaram o curso teórico-prático de Processamento e Controle de Qualidade do Leite Humano Ordenhado (P&CQLHO) para 53 profissionais de instituições de saúde de 12 estados brasileiros, como parte do projeto “Redução da Mortalidade Infantil”, nas regiões da Amazônia Legal e nordeste do Brasil.

Outros 124 profissionais estrangeiros foram capacitados em P&CQLHO e Gestão da Informação. Essa atuação foi um apoio do CTIBLH aos Ministérios da Saúde da Argentina, Costa Rica e Venezuela. Os objetivos da ação foram capacitar profissionais de saúde e afins na área da gestão do BLH e no manejo adequado do leite materno, visando garantir sua qualidade como alimento funcional, e ampliar o conhecimento sobre o elo existente entre a mulher, a criança e a família nas questões que permeiam o processo de aleitamento materno.

No segundo semestre, estão previstos 26 cursos de P&CQLHO, um em cada estado brasileiro e  na República Dominicana. Serão realizados, também, curso sobre Sistema de Gestão e Informação online, com a participação de profissionais de Londrina-PR, Brasília-DF e Venezuela; Aconselhamento em Aleitamento Materno, para profissionais do Equador e Uruguai e Implantação do Sistema de Informação e Gestão da Rede de Bancos de Leite Humano, no Peru e Venezuela.

Os cursos são ministrados a partir de convênio e solicitação das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde dos países.

Rede Rute

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

rBLH-BR - Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

RedeBLH: Conectividade em busca de conhecimento

1º Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano

Profissionais com até 10 anos de graduação em qualquer área podem concorrer. Inscrições abertas até 15/3/2015

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS