Sistema de informação une geografia e saúde

por
Rafael Cavadas
,
10/07/2006

Atendendo às necessidades de associar a incidência de doenças às características de cada região, a Fiocruz utiliza, desde 1995, o Sistema de Informações Geográficas (SIG). Nele, é possível colher informações sobre a distribuição espacial das enfermidades, a localização dos serviços de saúde e os riscos ambientais, todos relacionados aos dados da população. Além disso, o SIG auxilia na compreensão dos contextos históricos, sociais e econômicos locais, que podem interferir na saúde das comunidades.

Desenvolvido pelo Centro de Informação Científica e Tecnológica (Cict), o sistema traz bases de dados sobre bairros, favelas, escolas municipais e imagens de satélites, bem como bases cartográficas e topográficas que podem facilitar o planejamento de ações em saúde. Outra vantagem do SIG é promover a discussão das diferentes formas de prevenção, produção e tratamento de doenças, que variam de um lugar para o outro.

Através do sistema, é possível viabilizar estudos sobre o processo de distribuição populacional; o mapeamento das áreas de risco epidemiológico; as possíveis contaminações do meio ambiente; a alocação de recursos públicos e a localização de equipamentos urbanos (energia elétrica, água potável, telefonia, tratamento sanitário, dentre outros).

Para qualificar as informações geográficas no sistema, o Cict mantém um laboratório de geoprocessamento, que desenvolve técnica de monitoramento com recursos de informática para tratar e organizar informações das regiões investigadas. No laboratório são desenvolvidas diversas bases de dados, utilizadas tanto pela Fiocruz quanto por instituições de pesquisa e universidades interessadas. 

Atualmente o SIG é focado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, mas existem projetos de estudo para outros municípios do Brasil.

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS