Tese aborda sites sobre saúde e ambiente e o uso de informações por jovens

por
Graça Portela
,
11/12/2017

Analisar as relações jovens pobres, residentes no entorno da Unidade de Conservação do Parque Estadual da Pedra Branca, na cidade do Rio de Janeiro, com as tecnologias de informação e comunicação sobre saúde, ambiente e doenças infecto-parasitárias – este foi um dos objetivos da aluna do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, Rejane Machado, em sua tese de doutorado, orientada por Carlos Saldanha, pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e professor do PPGICS.

A defesa será realizada às 9h, na sala 209, do Prédio da Expansão do Campus Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).

 

Defesa de Tese de Doutorado

Título: As Características dos Sites Sobre Saúde, Ambiente e Doenças Infecto-Parasitárias e o Uso das Informações Pelos Jovens Pobres Circunvizinhos ao Parque Estadual da Pedra Branca na Cidade do Rio de Janeiro

Aluna: Rejane Ramos Machado Orientador: Calos José Saldanha Machado - PPGICS/Icict/Fiocruz

Banca:

Titulares:

Drª Kátia Lerner (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Drª Rosany Bochner (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Drª Lidiane dos Santos Carvalho (UNIRIO)

Dr. Rodrigo Machado Vilani (UNIRIO)

Suplentes:

Drª Dalia Romero (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Drª Maria Amália Silva Oliveira (UNIRIO)

Data: 18/12/2017

Horário: 9h

Local: Sala 209 do Prédio da Expansão

Resumo: Este projeto visa analisar as relações dos jovens pobres residentes no entorno de uma Unidade de Conservação no Rio de Janeiro, com as tecnologias de informação e comunicação sobre saúde, ambiente e doenças infecto-parasitárias. Busca entender como as tecnologias foram construídas nos sites do Poder Público, para agregação de elementos oriundos da realidade cognitiva desses jovens nessas tecnologias. Para esse entendimento, será aplicado o método de avaliação em interação humano-computador visando avaliar a facilidade de uso da tecnologia. Seguido da categorização e análise das informações, com a construção de paralelo com o entendimento desses jovens sobre a tecnologia. Contribuindo para o aprimoramento do processo de construção de tecnologias que tenham os quesitos de acessibilidade, inteligibilidade, usabilidade e representação da informação, como ferramental importante e necessária, nos diversos níveis do processo de conversão de dados em informação, prevalecendo o grau de conhecimento do usuário.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS