TV Brasil aborda "fake news" e entrevista pesquisador do Icict

por
Graça Portela
,
08/10/2018

O pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e professor do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS, ambos do Icict/Fiocruz, foi um dos entrevistados do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, que foi ao ar na quinta-feira, 04/10. 

"O poder da (des)informação" mostra como as notícias falsas, as chamadas "fake news", "têm afetado a vida de muitas pessoas e também o debate público. Disseminadas com a velocidade um clique, essas mensagens fabricadas estão impactando o debate público no mundo inteiro. Especialmente no período eleitoral, muitas iniciativas estão surgindo para tentar combater a desinformação. Porém, estudiosos afirmam que algumas das propostas que visam reduzir a circulação de notícias falsas  podem trazer riscos para liberdade de expressão. O Caminhos da Reportagem vai mostrar esse debate e discutir por que a desinformação tem ganhado força num momento em que o acesso a informação está na palma das mãos."

partir dos 23m06s, a reportagem mostra os impactos das notícias falsas na Saúde. Igor Sacramento fala sobre o que seus estudos apontam sobre o tema. 

O programa completo pode ser assistido aqui.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Reciis aborda fake news e construção do imaginário sobre médicos em séries televisivas

Primeira edição de 2018 enfoca o “intenso processo de produção e circulação de informações”

Febre amarela: entre fake news e pós-verdades

Pesquisador do Icict, Igor Sacramento, explica o que são fake news e seus impactos na comunicação em saúde

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Como estamos nos comunicando no SUS?

Pesquisadores em Comunicação discutem sentidos de saúde e interação na contemporaneidade

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS