Violência contra a pessoa idosa é tema de debate on-line dia 15/06

por
Graça Portela
,
12/06/2018

Será realizada na próxima sexta-feira, 15 de junho, o debate sobre violência contra as pessoas idosas, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Viol~encia contra a Pessoa Idosa, transmitida on-line, direto de Brasília, das 9h às 12h.

Mediado pela coordenadora da Cosapi/Dapes/SAS, do Ministério da Saúde, Chrstina Hoffmann, o evento terá como palestrantes:

  • Thereza De Lamare Franco Netto, diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde;
  • Marta Roberta Santana Coelho, líder da Coordenação Geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis, do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde;
  • Haydée Padilla, coordenadora da Unidade de Família, Gênero e Curso de Vida da Representação da OPAS/OMS no Brasil (a confirmar);
  • Fernanda Falcomer, especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Estudos em Psicologia da Saúde da (CEPSIC da FMUSP), chefe do Núcleo de Estudos e Programas na Atenção e Vigilância em Violência (NEPAV);
  • Monique Guerreiro de Moura, psicóloga do Programa Margarida do Hospital Regional da Asa Norte - HRAN.
Violência e idoso

Segundo dados do IBGE, o número de idosos cresce a um rítmo de 18% em cinco anos e ultrapassou 30,2 milhões em 2017, reafirmando a tendência de envelhecimento no Brasil nos últimos anos. Deste total, 56% são mulheres (16,9 milhões), enquanto os homens - 13,3 milhões - representam 44%.

A OMS entende que a violência contra idoso se dá pelo: abuso físico, maus tratos físicos ou violência física; abuso psicológico, violência psicológica ou maus tratos psicológicos; abuso sexual, violência sexual; abandono; negligência; abuso financeiro e econômico; e auto-negligência.

Os dados retirados do serviço Disque 100, da Ouvidoria Nacional do MInistério dos Direitos Humanos, do Governo Federal mostram que "a violência contra pessoas idosas gerou 33.133 denúncias e 68.870 violações. Nas denúncias de violações, 76,84% envolvem negligência, 56,47%, violência psicológica, e 42,82%, abuso financeiro e econômico. A maior parte dos casos, 76,3%, ocorre na casa da própria vítima", conforme matéria da Agência Brasil.

A partir dos dados da Ouvidoria Nacional, é possível ver o crescimento das denúncias de maus tratos, agressões e negligência contra os idosos:

Para assistir ao debate da sexta-feira, 15/06, clique aqui 

Veja também ao lado, os dados divulgados pelo Governo Federal e pela OMS.
 

Fonte dos números do Disque 100: Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos/Governo Federal

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Disque 100 - Balanço Geral 2011 a 2017 - Idosos - Denúncias

Número geral de denúncias do Disque 100, da Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos, do Governo Federal (2011 a 2017)

Violência contra o Idoso - Informe da OMS

Informe Mundial sobre El Envejecimiento y La Salud - OMS - Em espanhol

Assuntos relacionados

Cuidar da saúde do idoso é cuidar do bem estar durante toda a vida

Seminário realizado no último dia 17/10, abordou o envelhecimento saudável sem estado de bem estar e sem SUS

Ministério da Saúde traça ações para a melhoria da qualidade de vida de idosos

Leia a entrevista com a coordenadora da Área de Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, Cristina Hoffmann

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS