Workshop internacional traz pesquisador do Icict e Edgar Morin em debate

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz & Fundação Verakis
,
30/06/2022

Crédito: Serge-Le-Strat - Unplash | Fundação Verakis

Com o objetivo de mostrar e discutir questões éticas da alimentação e do consumo de alimentos e apontar as controvérsias a fim de salientar a necessidade da ética da e na alimentação, a Verakis, uma fundação francesa, realiza entre os dias 4 e 9 de julho o workshop internacional on-line 'Alimentação: Avanços e Controvérsias - Edição 2022', que trará pesquisadores e profissionais da França, Portugal e Brasil.

Um dos convidados do evento é Igor Sacramento, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS e pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), ambos do Icict. Sacramento estará na mesa 4 do dia 7 de julho, quinta-feira, a partir das 12h (horário do Brasil) com Edgar Morin, antropólogo, sociólogo e filósofo francês, e Diamantino Ribeiro, economista português e consultor de diversas empresas. A mesa tem como tema 'Relações e jogos de poder'.

Morin e Diamantino Ribeiro falarão sobre 'Ciência, política e mercado", seguidos por Igor Sacramento que abordará 'Ética no mercado da informação e da comunicação'. 

O workshop on-line é composto por cinco sessões temáticas com dois a três vídeos cada, mais um debate final. O horário dos debates nos três países são: às 12 horas no Brasil; às 16 horas no Portugal e às 17 horas na França. O evento disponibiliza 30 vagas e os inscritos receberão o certificado europeu da Fundação Verakis. Os interessados podem se inscrever no página do evento, clicando aqui    

A Verakis trabalha, desde 2007, com a mediação e a disseminação das ciências dos alimentos e alimentação, com o intuito de melhorar o fluxo e a qualidade das informações que circulam entre os profissionais especialistas e para o público leigo. 

Mesa 4 - Relações e jogos de poder (7 de julho, quinta-feira, 12 horas)

Ciência, política e mercado - Edgard Morin (França)* e Diamantino Ribeiro (Portugal)
Ética no mercado da informação e da comunicação - Igor Sacramento (Fiocruz - Brasil)
*Edgar Morin não irá participar da sessão de debate, ao vivo..

Saiba mais

Quem é Edgar Morin - Antropólogo, sociólogo e filósofo francês, Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.

 

 

Quem é Igor Sacramento - Igor Sacramento é doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz. É coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), ambos do Icict. Ele também é professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da  UFRJ e também coordenador do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (Nechs/Fiocruz) e vem trabalhando recentemente temáticas como desinformação científica em saúde, representações culturais, discursos sobre corpo, saúde e doenças, memória social e produção de subjetividades e normatividades.

 

Diamantino José Teixeira Ribeiro - Economista e consultor de diversas empresas. Mestre em Economia, Direito e Gestão. Licenciado em Economia, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Gestão de Empresas. Doutor em Economia na Universidade de Évora. Investigador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE) e do Instituto Jurídico Portucalense (IJP). É autor do Livro “ A Pirâmide da Felicidade”.

 

 

Clique aqui ou na imagem para acessar outras informações sobre o workshop internacional on-line

 

Crédito das imagens da matéria: Serge-Le-Strat - Unplash | Fundação Verakis

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS