III Fórum BVS Fiocruz e X Encontro da Rede de Bibliotecas são realizados na Fiocruz

por
Cristiane d'Avila
,
15/10/2014

A coordenação da Rede de Bibliotecas da Fiocruz e a Seção de Informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde do Icict realizam, de 20 a 24/10, o III Fórum BVS Fiocruz e X Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Com o tema “Cenários e tendências das bibliotecas: os desafios do profissional da informação”, o evento tem como objetivo reunir profissionais de informação da Fiocruz e de instituições parceiras, como a PUC-Rio, USP, Uerj, IBICT, Unirio, UFRJ e Bireme, entre outras. O evento acontece na Semana Internacional do Acesso Aberto, a ser celebrada mundialmente, e também na Fiocruz, de 20 a 26/10. 

Os palestrantes abordarão temas como acessibilidade, redefinição de espaços físicos nas bibliotecas, dados abertos de pesquisa, direito à informação e o papel dos repositórios, com especial atenção para o Repositório Institucional da Fiocruz, o Arca. Do Icict, participam do evento a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Fátima Martins, as coordenadoras do Arca, Ana Maranhão e Viviane Veiga, e o vice-diretor de Informação e Comunicação, Rodrigo Murtinho, além de toda a equipe de biblitecários da Rede de Bibliotecas da Fiocruz. O evento será realizado no Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no campo da Fiocruz em Manguinhos. A Programação do III Fórum BVS Fiocruz e X Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruzao está disponível ao lado. Faça sua inscrição

Confoa

Antecedendo a Semana Internacional do Acesso Aberto, foi realizada na Universidade de Coimbra, Portugal, de 6 a 8/10, a 5ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto. Uma das coordenadoras do Arca, a bibliotecária Viviane Veiga, apresentou na conferência dois trabalhos: "O pesquisador brasileiro, o acesso aberto e a Capes: uma análise Durkheimiana, em que utilizou o conceito de “fato social”, de Émile Durkheim, para entender a realidade do pesquisador brasileiro frente ao Acesso Aberto, em especial na sua relação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O segundo artigo foi "Viabilizando o acesso aberto na Fiocruz: o plano operativo do Arca", no qual detalha a estratégia da Fiocruz para articular todas as unidades de modo a viabilizar o cumprimento da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação no âmbito institucional. Os trabalhos, feitos em parceria com outros pesquisadores do Icict, estão disponíveis para leitura ao lado. 

 

 

 

Arquivos para download

Programação Fórum BVS 2014

III Fórum BVS Fiocruz e X Encontro da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, de 20 a 24/10

Assuntos relacionados

Equipe do Repositório ARCA inicia treinamentos visando reforçar a Política de Acesso Aberto da Fiocruz

Primeiro treinamento reuniu profissionais que trabalham com informação no Icict, COC, Ensp, IFF, INCQS e Ipec/Ini

Icict realiza seminário sobre acesso aberto ao conhecimento

Evento complementa lançamento da política de acesso aberto da Fiocruz

Palestra sobre repositórios institucionais é realizada no Icict

Vinícius Kern, da UFSC, falou sobre sistemas e gestão de informação

Acesso Aberto: Kuramoto elogia iniciativa da Fiocruz e vê nova função para as bibliotecas

Especialista aborda também a Política de Acesso Aberto no país e o que os pesquisadores terão a ganhar

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS