Coletânea “Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas” será lançada dia 10/12

por
Graça Portela
,
26/11/2014

Organizada pelos professores e pesquisadores Kátia Lerner, coordenadora do Observatório de Saúde na Mída e professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), e Igor Sacramento, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), será lançada no dia 10/12, quarta-feira, a coletânea “Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas”.

Publicada pela Editora Fiocruz, trata-se de um desdobramento dos trabalhos do Observatório Saúde na Mídia, do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict), ao qual Katia Lerner é vinculada, e conta com artigos de vários de seus integrantes e pesquisadores dos campos da Comunicação e da Saúde Coletiva, como Paulo Vaz, Valdir Castro, Wilson Couto Borges, Marco Roxo, Kleber Mendonça, Carla Baiense, Luisa Massarani, Izamara Bastos Machado, Eliana Marcolino, Camila Cruz, Janine Cardoso e Marcelo Robalinho.

Os capítulos estão dispostos em duas seções. Na primeira, “Perspectivas Teórico-Metodológicas”, figuram os textos que contam com reflexões acerca de um determinado conjunto de teorias e procedimentos analíticos acionados para o estudo da mediação jornalística no contexto da cobertura de temas da saúde. Nessa seção, são discutidas algumas das metodologias que mais frequentemente são utilizadas na análise do jornalismo: a narratologia, a análise de discursos, o enquadramento, o agendamento e o newsmaking.

A segunda parte, “A saúde como objeto midiático”, contempla análises específicas sobre os modos como o campo jornalístico, em suas mais diferentes materialidades discursivas, produz sentidos e representações sobre a saúde e a doença no contexto contemporâneo, abordando um diversificado panorama de questões sobre as implicações das narrativas jornalísticas na construção do cuidado com a saúde, na preocupação com epidemias e com os riscos de adoecer e sofrer, na obsessão pelo bem estar e pela boa forma e nas percepções sobre o SUS e os serviços públicos de saúde.

O lançamento, simultâneo com outros livros da Editora Fiocruz, será às 18h30, na Livraria Blooks, que fica no Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo, 316, Botafogo.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Convite “Saúde e Jornalismo: interfaces contemporâneas”

Coletânea será lançada dia 10/12, às 18h30, na livraria Blooks

Assuntos relacionados

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS