Destaques de 2014 – Parte III: Assuntos que marcaram o ano

por
André Bezerra
,
23/01/2015

Questões contemporâneas como o avanço do consumo de crack no Brasil, a saúde do idoso, a qualidade do atendimento e o futuro do Sistema Único de Saúde são temas de grande interesse público, que acabam pautando a mídia e a sociedade como um todo. Ao longo do ano, diversas atividades do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde ganharam destaque por tratarem desses assuntos. Relembre alguns tópicos:

Saúde do Idoso

Devido ao acelerado ritmo de envelhecimento da população brasileira previsto para os próximos anos, a saúde do idoso se tornou um foco de atenção especial de políticas públicas. O Icict está atento ao que acontece em torno desse assunto, por meio do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso – Sisap-Idoso. Em 2014, o Instituto capacitou agentes públicos e coordenou a reformulação da Caderneta do Idoso, em parceria com o Ministério da Saúde. Também foi realizado um importante seminário sobre o Sistemas de informação da saúde da pessoa idosa.

Releia a entrevista com a pesquisadora do Icict Dália Romero, coordenadora do Sisap-Idoso

O uso do crack e outras drogas

Foi lançado, em setembro, o livro digital "Pesquisa Nacional sobre o uso do crack", que traz como subtítulo as seguintes perguntas: "Quem são os usurários de crack e/ou similares do Brasil e quantos são nas capitais brasileiras?". A publicação organizada por Francisco Inácio Bastos e Neilane Bertoni traz os resultados detalhados do estudo que realizou um diagnóstico profundo sobre as pessoas que consomem o entorpecente no país, fornecendo subsídios importantes para a formulação de políticas públicas eficazes para o enfrentamento dos problemas trazidos pela droga.

O pesquisador se debruça agora sobre mais um trabalho de grande porte, o Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tencológico em Saúde (Fiotec). A pesquisa visa ampliar a abrangência em relação a estudos anteriores e estabelecer um marco de periodicidade para novos levantamentos.

Releia a entrevista com Francisco Inácio Bastos.

Pesquisa Nacional de Saúde

Outro grande levantamento de dados sobre percepções e condições de saúde da população brasileira foi a Pequisa Nacional de Saúde, realizada pelo Laboratório de Informação em Saúde do Icict e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O primeiro volume investigou os assuntos “Percepção do estado de saúde”, “Doenças crônicas não transmissíveis” e “Estilos de vida”, que compõem as seções da publicação.

A publicação pode ser acessada no site do Icict. Os próximos volumes serão lançados ao longo do ano.

Marco Civil da Internet

Uma das grandes vitórias do ano passado no que diz respeito aos direitos à comunicação e à informação foi a aprovação do Marco Civil da Internet, sancionado em abril pela presidente Dilma Rousseff. Criado para garantir neutralidade na rede, privacidade e liberdade de expressão, o marco é um dos mais avançados dispositivos legais visando a governança da internet.

Relembre o assunto no arquivo de notícias. 

Comissão da Verdade da Reforma Sanitária

A Fiocruz também entrou no movimento de busca pela verdade ao inaugurar, em setembro, o núcleo da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária da instituição. Essa instância da comissão passou a receber relatos e denúncias sobre violações de direitos humanos cometidas contra profissinais de saúde durante a Ditadura Militar, nos anos de 1964 a 1985. O trabalho da Comissão contribuirá para a obtenção de informações sobre pessoas que não tiveram direitos políticos restaurados ou que foram desaparecidas durante o período.

Para saber mais, releia a notícia. 

Internet para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde

A difusão e promoção da reflexão sobre o Sistema Único de Saúde é um dos objetivos do site PenseSUS, que o Icict ajudou a construir no ano passado. Os conteúdos visam ampliar pensamento sobre o sistema como política nacional de saúde no Brasil. O lançamento contou com roda de conversa e transmissão ao vivo.

Outra fonte de conteúdo importante lançada pelo Icict foi o portal Saúde Amanhã, cujo tema é a prospecção estratégica para o Sistema Único de Saúde. Suas áreas temáticas passam por desenvolvimento e saúde, condicionantes da saúde, população e saúde, organização do sistema de saúde, financiamento setorial e prospecção estratégica, visando fornecer subsídios para a manutenção e aprimoramento a longo prazo dos serviços. O site também tem entrevistas com especialistas e pesquisadores da Fundação.

Acesse as entrevistas do Saúde Amanhã.

 

Eventos promoveram debate e reflexão

O Centro de Estudos do Icict realizou ao longo do ano diversos seminários, oficinas e fóruns que também abordaram assuntos importantes como políticas para o acesso aberto a informações e desafios para a comunicação em saúde. Relembre:

Icict realiza seminário sobre acesso aberto ao conhecimento
Centro de Estudos do Icict apresenta nova proposta de atuação para promoção de eventos técnico-científicos
Centro de Estudos do Icict realiza seminários sobre comunicação e informação
Seminário do Centro de Estudos do Icict "Acesso à informação científica em saúde" realizado no dia 30/9
Seminário do Centro de Estudos "Desafios para a comunicação na saúde" realizado no dia 1º/10
 

A última parte da Retrospectiva Icict 2014 será publicada na sexta-feira, 30 de janeiro.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Destaques de 2014 - Parte I: Livros e vídeos

Lançamentos foram produzidos por pesquisadores do PPGICS e VideoSaúde Distribuidora

Destaques de 2014 - Parte II: Ensino e pesquisa

Cursos e projetos que movimentaram o Icict ao longo do ano

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS