Icict participa ativamente do Fiocruz pra Você

por
Rafael Vinícius
,
23/06/2009

O Fiocruz pra Você chegou a sua 16ª edição no último sábado (20/6), com um evento que ofereceu à população mais de 70 atividades gratuitas; como circo, shows de música, exames de saúde e emissão de documentos. A Biblioteca de Ciências Biomédicas, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), contribuiu para o evento com a realização de diversas atividades. Um posto de vacinação, que protegeu mais de mil crianças contra a poliomielite, apresentação de historinhas por profissionais da Biblioteca Viva, o mini-teatro Tapetes Mágicos, exibição de filmes pela equipe daVideoSaúde e um estande com exposição de cuidados na preservação de livros foram os atividades da Unidade no evento. Em comparação com o ano passado, foram vacinadas cerca de cem crianças a mais no Icict. 

Além das atividades na Biblioteca, o Icict esteve presente no evento com a apresentação da 11ª Revista Brincando e Aprendendo, publicação do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas(Sinitox), vinculado ao Instituto. A revista divulga a prevenção de acidentes com produtos tóxicos, plantas e animais peçonhentos, e é um material voltado para as crianças, principais vítimas dos acidentes domésticos. Baseada em princípios pedagógicos e no conhecimento científico, a revista, colorida e composta por passatempos, consolida a troca de conhecimentos entre as crianças.

“O mais importante é dar a chance das crianças do entorno da Fiocruz de receber uma publicação que jamais teriam condição de comprar em uma banca de jornal”, destaca a coordenadora do Sinitox e pesquisadora do Icict, Rosany Bochner. De acordo com a pesquisadora, a receptividade do público em relação à revista foi excelente, e muitos demonstraram interesse em levar um exemplar para casa. Rosany ainda salientou que a revista é fruto de um convênio de cooperação técnico científica entre a Fiocruz e o Colégio Pedro II.

Ao manter um fluxo constante de pessoas em busca de informações, o estande do Banco de Leite Humano foi outro destaque do Fiocruz pra Você. Além da distribuição de folhetos e cartazes, foi passada à população informações sobre a doação de leite, além da promoção e orientação a favor do aleitamento materno. “Divulgar o nosso serviço num evento deste porte é uma oportunidade sem igual. Nada se compara ao fato de nós nos comunicarmos diretamente com a população”, afirma Isa Yoshikawa, que ainda destacou a parceira do Banco de Leite com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Campus de Manguinhos vacinou cerca de quatro mil crianças
 
Carro chefe do evento, as gotinhas garantiram a proteção contra a paralisia infantil para quase seis mil crianças menores de cinco anos em todo o Brasil. No campus de Manguinhos, foram vacinadas cerca de quatro mil crianças, 6% a mais do que no ano passado. No campus da Fundação, em Jacarepaguá, o número de crianças imunizadas foi de 1.550. O evento também ocorreu nos campus da Fiocruz na Bahia, Minas Gerais e Amazonas. A Fundação vacinou em torno de 6 mil crianças em todo o País. 

O evento é promovido anualmente pela Fiocruz durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Sua missão é garantir às crianças menores de cinco anos as duas gotinhas que protegem contra a paralisia infantil e oferecer às famílias atividades culturais, educativas e de promoção da saúde e da cidadania. “O Fiocruz pra você é muito importante, uma vez que os pesquisadores ficam cara a cara com a população, e têm a oportunidade de mostrar seus projetos de prevenção e de educação em saúde”, opina Rosany.

Algumas celebridades prestigiaram o Fiocruz pra Você deste ano, como o ator e apresentador Alexandre Henderson, do programa Globo Ciência, e os atores-mirins Cadu Paschoal e Karina Ferrari, da novelaCaminho das Índias.

Várias partes do mundo já eliminaram a circulação do vírus da poliomielite, mas países como Afeganistão, Índia, Paquistão e Nigéria ainda apresentam casos da doença. Devido às migrações e viagens internacionais, o Brasil pode receber um caso importado de pólio e isto justifica a necessidade de imunizar as crianças brasileiras, a fim de evitar uma reintrodução da doença no País.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Fiocruz para Você em gotas

Depoimentos de quem participou do evento

Icict participa de Festa da Vacina

Além de posto de vacinação contra a paralisia infantil, a biblioteca recebeu diversas atividades culturais, como teatro de fantoches, contação de histórias, oficina de coservação de livros, entre outras. Ao todo, foram vacinadas na biblioteca 533 crianças

Boletim eletrônico aborda herpes e poliomielite

Edição 51 é comemorativa do nascimento de Albert Sabin, no dia 26/08

Debate sobre H1N1, vacina e mídia abre ano letivo do Icict

A vacina contra o vírus H1N1 pode e deve ser tomada por toda a população. Esta foi a principal mensagem dos profissionais convidados para o debate “H1N1: epidemia, vacina e mídia”, que abriu o ano letivo e celebrou os 24 anos do Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS