Um SUS forte para o Brasil

por
Bel Levy (Portal Saúde Amanhã/Icict)
,
11/05/2016

“Olhar para o futuro é ter um programa de ação no presente”. A máxima de Antonio Gramsci orienta os objetivos da rede Brasil Saúde Amanhã: pesquisar os cenários da Saúde no Brasil no horizonte móvel de 20 anos, contribuindo para o planejamento estratégico do setor. Iniciativa articuladora de pesquisadores e instituições de governo, o projeto desenvolve, desde 2010, estudos sobre tendências epidemiológicas; demografia e distribuição espacial da população; cenários macroeconômicos e posição do Brasil no contexto global; incorporação de tecnologias; organização do sistema de saúde; e financiamento setorial; dentre outros. Todo conteúdo produzido está disponível em www.saudeamanha.fiocruz.br.

“Projetar o futuro é essencial considerando o cenário de envelhecimento populacional e transição epidemiológica que o Brasil vivencia. É necessária uma agenda de desenvolvimento para garantir a sustentabilidade do SUS e a materialização do direito à Saúde previsto na Constituição Federal. Para isso são imprescindíveis estudos de futuro e ações focadas no longo prazo”, esclarece o pesquisador José Carvalho de Noronha, coordenador executivo do projeto.

Em 2016 a iniciativa inaugura nova etapa. “É preciso contemplar questões que impactam diretamente a Saúde, na perspectiva dos determinantes sociais: violências, acidentes de trânsito, política de transportes, desigualdades sociais, meio ambiente”, acrescenta o pesquisador.

A rede Brasil Saúde Amanhã investirá, ainda, na divulgação dos resultados das pesquisas, de forma a dinamizar a apropriação dos conhecimentos gerados. “Este movimento se dará a partir da publicação dos resultados dos novos estudos, da reformulação do portal, com o incremento de vídeos e ferramentas de interação, e da realização de seminários e oficinas”, conclui.

Assuntos relacionados

Portal Saúde Amanhã traz cenários para prospecção da saúde no Brasil

Portal desenvolvido no Icict foi lançado na semana de aniversário dos 114 anos da Fiocruz

Saúde Amanhã lança canal próprio no Youtube

Inscreva-se no canal para acompanhar as atividades do projeto

Para saber mais

#SUS

Crack: muito além de uma questão de segurança pública

Pesquisa realizada pelo Icict e lançada em 2013 revela que 370 mil brasileiros são usuários de crack em todo o país

A contribuição do Icict para o maior inquérito de saúde do país

A Pesquisa Nacional de Saúde se tornou uma importante fonte de dados e informações sobre o estado de saúde da população brasileira

Quando o envelhecimento da população ganha visibilidade

Com mais idosos e esses vivendo por mais tempo do que há 30 anos, o Brasil tem um grande desafio pela frente

Proadess usa expertise em informação para apontar problemas de saúde brasileiros

Seus relatórios e estudos têm fornecido insumo precioso para pesquisas científicas e para a formulação de políticas públicas

Integração para informar e comunicar sobre/pelo/para o SUS

Como unidade técnico-científica da Fiocruz) o Icict é Sistema Único de Saúde


Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS