Artigo enfoca as políticas públicas para usuários de crack

por
Graça Portela
,
07/07/2017

No início de junho, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo divulgou Levantamento do Perfil de Usuários de Drogas da Região da Cracolândia, no centro da capital paulista. O Levantamento faz comparações entre abril e maio de 2016 e 2017, mostrando a expansão da região. Desde maio, o prefeito de São Paulo, João Dória, vem realizando ações para acabar com a região, sem obter sucesso.

Em artigo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, da ENSP/Fiocruz – “Entre as asperezas do cotidiano e o brilho fácil: o manejo cotidiano do uso prejudicial de drogas”, o pesquisador Francisco Inácio Bastos, do Laboratório de Informação e Saúde (Lis), do Icict, e coordenador da Pesquisa Nacional sobre o Uso do Crack e outras Drogas, considerada a maior do mundo pela abrangência de pesquisados, que mostrou a realidade da droga em todo o país, analisa as medidas sob a ótica da gestão pública e tece um panorama da situação do usuário de crack.

Leia o artigo “Entre as asparezas do cotidiano e o brilho fácil: o manejo cotidiano do uso prejudicial de drogas” na íntegra e também veja o relatório do governo paulista - Levantamento do Perfil de Usuários de Drogas da Região da Cracolândia - ao lado.

Leia, ao lado, também a matéria "Cerco à cracolândia", com o pesquisador Francisco Inácio Bastos na edição de julho/agosto da revista Poli - Saúde, Educação e Trabalho.

Crédito da foto: Ascom/Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Crack - Artigo Francisco Inácio Bastos

"Entre as asperezas do cotidiano e o brilho fácil: o manejo cotidiano do uso prejudicial de drogas" - Cadernos de Saúde Pública, 2017

Crack - Cerco à cracolândia - Francisco Inácio Bastos

Matéria "Cerco à cracolândia", com o pesquisador Francisco Inácio Bastos na edição de julho/agosto 2017 da revista Poli - Saúde, Educação e Trabalho.

Crack - Levantamento do Perfil de Usuários de Drogas na Região da Cracolândia

O Levantamento faz comparações entre abril e maio de 2016 e 2017, mostrando a expansão das cenas de uso na região da cracolândia, no centro da cidade de São Paulo (SP)

Assuntos relacionados

Crack: muito além de uma questão de segurança pública

Pesquisa realizada pelo Icict e lançada em 2013 revela que 370 mil brasileiros são usuários de crack em todo o país

Entrevista com os coordenadores da maior pesquisa já realizada sobre consumo de crack

Francisco Inácio Bastos e Neilane Bertoni dão detalhes sobre a Pesquisa Nacional sobre o Crack e o trabalho de campo

Fiocruz apresenta resultados de pesquisa sobre crack e exclusão social

Pesquisa da Ensp sucede a Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack, que revelou que o Brasil possui 370 mil usuários regulares de crack

Edição de julho da Radis aborda a remoção de usuários de crack em São Paulo

Revista destaca na matéria a Pesquisa Nacional sobre o uso de Crack, coordenada por Francisco Inácio Bastos

Crack é tema de documentário a ser lançado no Viva Rio

Documentário será lançado dia 29/7, a partir das 15h. Haverá também lançamento do livro Crianças, Adolescentes e Crack (Editora Fiocruz)

Filme lançado no Viva Rio desconstroi imagem do crack

Em uma sociedade de dependentes, questões como a redução de danos, internação compulsória e regulação das drogas precisam ser repensadas

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS