Icict participa no maior evento acadêmico sobre jogos da América Latina

por
Graça Portela
,
09/11/2017

Foi realizado em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, entre os dias 2 e 4 de novembro, o XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2017), que contou com o congresso acadêmico - dividido em quatro trilhas (Artes e Design, Cultura, Computação e Indústria), mesas redondas e workshops temáticos, palestras sobre o mercado com profissionais estrangeiros como Oge Marques, da Florida Atlantic University (EUA); Licínio Gomes Roque, da Universidade de Coimbra (Portugal); e Marek Ziemak, do estúdio polonês "11 bit studios", e inúmeras outras atividades. O evento recebeu mais de mil participantes do Brasil e do exterior, como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, dentre outros.

Os pesquisadores do Polo de Jogos e Saúde/Multimeios, Marcelo de Vasoncellos e Flávia Carvalho, estiveram presentes ao evento, como membros da comissão organizadora do SBGames e editores de publicação dos anais da Conferência. 

Neste ano, o SBGames comemorou 16 anos de vida e além das atividades oferecidas - até pré e pós-evento, foram realizados três workshops: um de Trabalhos de Graduação, outro de Teses e Dissertações, além de Jogos e Saúde, e a segunda edição do SBGames Kids & Teens.

O pesquisador Marcelo de Vasconcellos, que este ano assumiu a coordenação do workshop de Jogos e Saúde, resumiu o que aconteceu nesse worshop: "Nesta segunda edição, tivemos as palestras dos professores Marcelo Hounsell (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC), que falou sobre "A Participação dos Usuários Finais na Concepção de Jogos Sérios para a Saúde", e Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia - UNEB), que ministrou a palestra "Gamebook Skill - Ferramenta para mediar a estimulação das funções executivas dos jogadores na faixa etária de 8 a 12 anos".

Durante o workshop, houve também sessão de pôsteres, seguida de uma mesa redonda e visita ao Laboratório de Exergames da PUC-PR, sob coordenação do professor Rafael Kanitz, que foi co-chair do Workshop.

Segundo Vasconcellos, o objetivo do workshop é "consolidar um espaço fértil para discussão, ação e produção de conhecimento neste campo (de Jogos e Saúde) emergente e passível de representar grandes benefícios para a sociedade". E o resultado deste esforço vem sendo visto na própria premiação dos trabalhos apresentados na Conferência, como o primeiro lugar na trilha Artes e Design - "Um jogo sério educativo para prevenção à obesidde na adolescência: trabalhando múltiplas dimensões do problema", de Salvador Agati, Marcelo Hounsell, Rafael Braga, Renata Werneck e Regina Vilela.

O SBGames é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reúne pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos digitais como objeto de investigação e produto de desenvolvimento.

Créditos das Fotos: Marcelo de Vasconcellos (Polo de Jogos e Saúde/Multimeios/Icict/Fiocruz) (arquivo pessoal) | Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Polo de Jogos e Saúde/Multimeios ocupa espaço além mar

Marcelo de Vasconcellos, coordenador do Polo, participou do SJEE, na Bahia, e esteve na Universidade de Breda, na Holanda

Universidade holandesa procura Icict para parceria em Jogos e Saúde

Igor Mayer e Jessica Weber são especialistas em serious games e se reuniram com pesquisadores do Instituto

Jogo digital ajuda pais e filhos a se prevenirem contra a intoxicação no ambiente doméstico

Polo de Jogos e Saúde (Multimeios/Icict) investe em prevenção para falar sobre riscos de intoxicação em crianças

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS