Reciis divulga lista dos textos mais lidos publicados em 2017

por
Graça Portela
,
27/03/2018

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – Reciis, do Icict/Fiocruz, divulgou a relação dos textos publicados mais lidos do periódico em 2017.  O mais lido foi “A crise e a universidade”, de Kenneth de Camargo Jr., que teve 1.337 acessos. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, ficaram “Paródias no ensino de microbiologia: a música como ferramenta pedagógica” e “Estratégia de Saúde da Família: a melhor aposta para um sistema de saúde orientado para a proteção de pessoas e conquistas civilizatórias”.

Se nas redes sociais, a revista já possui 1.747 seguidores, número que comparado a 2016 representa um aumento de cerca de 12% apenas no primeiro trimestre do ano –, seu sucesso pode ser também medido no ‘top 10’ dos artigos de 2017 do Facebook, onde aparece em nono lugar, justamente com o artigo de Kenneth de Carmargo Jr., conforme dados do blog Bibliotecários sem Fronteiras.

Para Frederico Azevedo, o crescimento consistente da Reciis apenas mostra o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos: “O ano de 2017 foi marcante para a Reciis. Comemoramos seus dez anos de existência e tivemos uma parceria importante com a 8ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto (ConfOA) ao publicar seus trabalhos apresentados aqui na Fiocruz. A Revista demonstra, a cada edição, ter fôlego para continuar contribuindo de maneira relevante para os campos da comunicação e informação em saúde.”

Em seus dez anos de existência, o periódico do Icict mantém o compromisso de dar espaço para a produção científica, enfocando a comunicação e a informação na interface com a Saúde. Nas áreas de Comunicação e Informação e Interdisciplinar, do Qualis da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes),  sua avaliação é de, respectivamente, B1 e B2. Além disso, a revista eletrônica está indexada a bases de dados como a Lilacs – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Latindex - Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, Espanha y Portugal; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Portal de Revistas SEER, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict/MCTI; Ibict/Diadorim - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras e a BVS Fiocruz, Biblioteca Virtual de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Veja a lista dos textos mais lidos publicados em 2017. É possível acessá-los, baixando a relação ao lado.


 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

RECIIS - 10 textos mais lidos de 2017

Relação dos textos mais lidos, publicados em 2017, pela de Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde – Reciis, do Icict/Fiocruz Há link para acessá-los

Assuntos relacionados

Revista Eletrônica de Comunicação do Icict completa 10 anos

Comemoração será dia 23/08, dentro das atividades da pré-ConfOA 2017, que ocorre na Fiocruz

Da atenção básica à TV: nova Reciis aborda saúde, mídia e sistemas de informação

Edição encerra ciclo de aniversário de 10 anos do periódico, com artigos originais, análise do discurso e notas de conjuntura

Reciis lança suplemento com trabalhos apresentados durante a 8ª ConfOA

Periódico traz número temático sobre a 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, realizada entre 4 a 6/10, na Fiocruz

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS