Aplicativo que promove estilo de vida saudável entra em fase de teste

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
11/02/2022

Crédito da imagem: População caminha no centro de Duque de Caxias, primeiro município do Rio de Janeiro a flexibilizar o uso de máscara | Fonte: Agência Brasil | Publicado em 06/10/2021 16:22 | Autor: Tomaz Silva/Agência Brasil Local: Rio de Janeiro-RJ

Um aplicativo para promover estilo de vida saudável dos usuários do SUS. Essa é a iniciativa liderada pela pesquisadora do Icict/Fiocruz, Dra. Raquel De Boni, e inclui um grupo de pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Universidade Federal de Santa Maria, da Universidade McMaster (no Canadá) e da Universidade de Valencia (na Espanha), e está sendo lançada para avaliação da população.

O lançamento tem por objetivo avaliar a aceitabilidade e verificar as necessidades de aprimoramento do aplicativo, que está disponível para smartphones. O programa é gratuito e tem como foco dieta, atividade física, sono, gerenciamento do estresse, uso de substâncias psicoativas, suporte social/conectividade e relação com o meio ambiente . 

Nesta fase, a avaliação é voltada para usuários do SUS, acima de 18 anos e que morem na cidade do Rio de Janeiro. Serão escolhidas 60 pessoas, que poderão avaliar o app por três meses. 

O aplicativo surgiu a partir das pesquisas on-line realizadas pelas instituições parceiras, no período de abril de 2020 a março de 2021, para investigar o estilo de vida no Brasil, Canadá e Espanha. Nesses estudos, a maior parte dos entrevistados relatou mudanças importantes em relação ao tempo de uso do computador e celular, atividade física e suporte social. No Brasil, alguns dados que chamaram a atenção dos pesquisados, como explica Raquel De Boni: “muitas pessoas apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e uso excessivo de álcool – sendo estes mais comuns no Brasil do que na Espanha e Canadá”. Outro resultado dos estudos brasileiros revelou que as pessoas com um estilo de vida pouco saudável, tinham chance maior de apresentar sintomas de depressão e ansiedade, o que, segundo a pesquisadora do Icict, “torna essencial o monitoramento e novas estratégias de promoção para uma vida saudável”.

Após preencher algumas questões para avaliação do estilo de vida, o aplicativo propõe de forma personalizada, desafios semanais para melhorar o estilo de vida do usuário.  

Segundo Raquel De Boni, “a grande vantagem do aplicativo “VIVA!” é que ele foi desenhado especificamente para as necessidades da população brasileira, levantadas nas pesquisas de estilo de vida dos últimos dois anos”. Se for bem aceito, o aplicativo poderá ser tornar uma opção a ser disponibilizada gratuitamente no SUS.

Clique na imagem abaixo para ler informações gerais sobre o aplicativo e acessá-lo.

Assista aqui a entrevista concedida pela pesquisadora Raquel De Boni ao programa Boletim Ciência, do Canal Saúde, veiculada no dia 2/02/2022: 

 

Comentários

Dispositivo importante para estimular mudanças de estilo de vida das pessoas, principalmente no que tange à saúde mental. Gostaria de participar! Ainda tem vaga?

Olá Emília, sim. Basta acessar: https://appviva.com.br/ e inscrever o seu e-mail. Obrigada! Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Fiz mais não me enviou o email

Prezado Irenaldo, Obrigada por seu contato. Por gentileza, verifique sua caixa de Spam. Se o email de confirmação não estiver no Spam, adicione o endereço app_viva@estilodevida.com.br aos seus contatos e faça um novo cadastro em https://appviva.com.br/. Caso tenha dificuldades adicionais, você pode entrar em contato com a equipe do projeto pelo email EquipeAppViva@gmail.com

Olá Irenaldo, Vamos checar o que está ocorrendo com a equipe do Projeto. Por gentileza, aguarde a nossa resposta aqui pelo site do Icict. Att., Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Fico no aguardo de uma oportunidade!!

Sim, aparece essa página pra eu cadastrar o meu e-mail, quando digito aparece essa msg de erro.

Bom dia, Aurelio. Obrigada por sua mensagem. Houve um problema com seu cadastro, mas foi resolvido. Os pesquisadores pedem para que vc se cadastre novamente e nos avise caso tenha nova dificuldade. Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Quando escolho a opção "Primeira vez aqui" aparece a seguinte msg: ERRO: Neste momento apenas os usuários autorizados podem testar o sistema

Olá Aurélio, deveria aparecer a imagem de uma página com um espaço para vc cadastrar o seu e-mail. Por gentileza, pedimos que vc tente novamente. Assessoria de Comunicação do Icict

Páginas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS