Relatório da OMS mostra que indústrias de produtos que competem com a amamentação miram mulheres lactantes na internet

por
Aline Boueri (Observa Infância)
,
29/04/2022

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lança nesta sexta-feira (29/04) o relatório Scope and impact of digital marketing strategies for promoting breast-milk substitutes, sobre o impacto global do marketing digital na promoção e na venda de produtos que competem com o aleitamento materno, como fórmulas infantis e mamadeiras.

Em alguns países, 8 em cada 10 mulheres que viram conteúdo promocional desses produtos tiveram acesso a essas publicidades na internet.

Os posts de companhias que fabricam produtos que competem com o aleitamento materno tem um alcance três vezes maior que o de posts relacionados aos benefícios do aleitamento materno.

O relatório também mostra que mulheres que publicam em suas redes sociais conteúdo relacionado a suas experiências com a amamentação são assediadas com a publicidade de produtos como mamadeiras e fórmulas infantis.

Cristiano Boccolini, pesquisador do Observa Infância e do Laboratório de Informação em Saúde (LIS)/Icict, foi consultor da OMS nas Américas para este tema. Ele vai participar do lançamento do relatório em um evento virtual da OMS nesta sexta-feira (29/04), ao meio-dia, horário de Brasília. Boccolini é pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculado ao Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Para acompanhar o evento, basta se registrar aqui: Launch of new WHO report on the scope and impact of digital marketing for the promotion of breast-milk substitutes.

Sobre o Observa Infância 

O Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até 5 anos. O objetivo é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto aos sistemas nacionais de informação. As evidências científicas trabalhadas são resultado de investigações desenvolvidas pelos pesquisadores Patricia e Cristiano Boccolini no âmbito do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase),com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates.

Assista o vídeo do pesquisador Cristiano Boccolini explicando o relatório lançado pela OMS:

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Projeto BASIS une ciência e design pela redução da mortalidade infantil

A aplicação baseia-se em dados e visualizações. Saiba mais nesta quarta-feira, 29, às 14h, no webinar de lançamento

Covid-19: Pesquisa da Fiocruz analisa dados sobre mortes de crianças

Dados da pesquisa, coordenada por Cristiano Boccolini (LIS), mostram que quase metade das crianças mortas pela doença tinha até 2 anos de idade

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS