Seminário “Epidemias, jornalismo e políticas públicas de saúde” dias 12 e 13/09

por
Graça Portela
,
28/08/2018

Nos dias 12 e 13 de setembro de 2018, será realizado o seminário “Epidemias, jornalismo e políticas públicas de saúde”, um evento feito em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS, do Icict/Fiocruz, a Rede Zika Ciências Sociais e a ZikAlliance, com entrada franca.

O seminário, que ocorrerá dentro do curso internacional de mesmo nome, contará em seu primeiro dia com a presença dos especialistas estrangeiros Mónica Petracci, da Universidad de Buenos Aires – UBA e José Miguel Labrín, da Universidad de Chile, além de professores de programas de pós-graduação da UERJ, UFES, UFJFJ, UFRJ e USP. Também participarão professores do PPGICS – Inesita Soares de Araujo, Janine Cardoso e Katia Lerner – e pesquisadores da Fiocruz, como Denise Pimenta e Raquel Aguiar, além do coordenador da Rede Zika Ciências Sociais/Presidência Fiocruz, Gustavo Matta.

Na quarta-feira, 12/09, a partir das 9h, acontece a primeira palesta “Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas: desafios para a saúde”, seguida de “Epidemias, Imprensa e Memória Discursiva: análise e das coberturas sobre Influenza A-H1N1”. Às  14h30, a última palestra do dia, “Epidemias midiáticas? A produção jornalística sobre risco, dengue e febre amarela”. Já no dia 13/09, quinta-feira, é a vez de “Zika, jornalismo e redes sociais on line: controvérsias, boatos e mediações”, que começa às 9h. O evento acontece na sala 402 (4º andar), do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).

O seminário é gratuito, mas para participar os interessados devem se inscrever no link http://eventos.icict.fiocruz.br – apenas receberão os certificados aqueles que comparecerem ao evento. 

O evento conta com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGICOM/UFJF) e Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e tem o financiamento parcial do European Union's Horizon 2020 Research and Innovation Programme, ZIKAlliance Grant Agreement nº 734548.

Os interessados também podem se inscrever no curso internacional "Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde".

Serviço

Seminário internacional: Epidemias, jornalismo e políticas públicas
Expositores: Expositores (por ordem de apresentação): Mónica Petracci (Universidad de Buenos Aires – UBA); José Miguel Labrín (Universidad de Chile), Denise Pimenta (CPRR/Fiocruz Minas), Inesita Soares de Araujo (Icict/Fiocruz), Wedencley Alves (PPGCOM/UFJF), Kátia Lerner (Icict/Fiocruz), Claudia Malinverni (FSP/USP), Janine Cardoso (Icict/Fiocruz), Aline Cavaca (DMS/UFES), Elaine Rabello (IMS/Uerj),Raquel Aguiar (IOC/Fiocruz) e Gustavo Matta (Rede Zika Ciências Sociais/Presidência Fiocruz)
Datas: 12/09 – 5ª feira, das 9h às 16h30,  e 13/09/2018, 6ª feira, das 9h às 12h
Inscrições: https://eventos.icict.fiocruz.br – Certificados mediante a inscrição no site de Eventos, do Icict
Local: Prédio da Expansão do Campus Fiocruz, na Av. Brasil, 4.036 – Sala 402, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)

Comentários

Boa tarde, me inscrevi no seminário e participei como ouvinte. Como obter o certificado ou declaração de participação?

Prezada Eny, Por gentileza, aguarde até o dia 28/09/2018. Ao receber o e-mail da Pesquisa de Satisfação do evento, basta preencher e, em seguida, é iniciado o download do Certificado. Um abraço, Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

Bom dia. tenho interesse em participar, aproveitando saberiam me dizer quantas horas complementares eu poderia conseguir se estiver nos dois dias:;

Olá Daniela, Bom dia! Por gentileza, entre em contato com a Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz, telefone 3882 6093. Um abraço, Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

Bom dia! Gostaria de obter informações de como fazer para me inscrever no Curso Epidemias, jornalismo e políticas públicas, pois, eu não consegui acesso pelo link divulgado nas informações do curso. desde já agradeço a atenção.

Olá Juliana, bom dia! Você está acessando o link do seminário. O do curso internacional "Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas" - https://www.icict.fiocruz.br/content/curso-internacional-sobre-%E2%80%9Cepidemias-jornalismo-e-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-de-sa%C3%BAde%E2%80%9D Um abraço, Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Curso internacional sobre “Epidemias, Jornalismo e Políticas Públicas de Saúde”

Curso gratuito do PPGICS, com duração de 60 horas, oferece 25 vagas. Aulas acontecem entre 10 e 14 de setembro. Incrições: 01 a 31/08

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS