Acessibilidade: Videosaúde lança 13 filmes com audiodescrição

por
Wagner Oliveira (VideoSaúde)
,
07/02/2018

Como resultado da parceria entre a VideoSaúde Distribuidora, do Icict, e a TV Câmara, foram lançados 13 filmes do Selo Fiocruz Vídeo com audiodescrição no canal do Youtube da Distribuidora. Desde o segundo semestre de 2017, a TV Câmara já exibe as produções da VideoSaúde em seu canal. 

A audiodescrição propicia conteúdo das obras com faixa narrativa adicional para cegos e deficientes visuais, que consiste na descrição de todas as informações compreendidas visualmente e não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, movimento de câmera, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. 

A iniciativa se enquadra nas políticas institucionais - principalmente da Política de Comunicação Pública da Fiocruz -  que visam ampliação de oferta de conteúdos acessíveis a todos os públicos. Com isso, a partir de hoje, as páginas oficiais da Fiocruz poderão dispor dos filmes/audiovisuais com audiodescrição. 

A VideoSaúde criou uma playlist exclusiva no Youtube para os filmes com autodescrição, que já podem ser acessados abaixo, apenas clicando no nome do filme ou na imagem abaixo, para acessar o canal com os 13 filmes: 

Saúde em trânsito

Crack repensar

Nascer nas prisões - Gestar, nascer e cuidar

Nascer nas prisões - Impacto social

Mulheres das águas

Esporotricose

Nuvens de veneno

Paracoco, uma endemia brasileira

Fé eterna na Ciência

Cinematógrafo brasileiro em Dresden

Diários de tuberculose

Oswaldo Cruz na Amazônia

 

 

Comentários

Prezados, bom dia, Estamos com um projeto na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para formação de acervo audiovisual com recursos de acessibilidade. Entretanto, observamos que há uma certa dificuldade em encontrar filmes com recursos de acessibilidade para aquisição por compra. Em contrapartida, há algumas iniciativas institucionais, pessoais, etc...de disponibilizar esses filmes na Internet. Nesta pesquisa nos deparamos com o site de vocês e gostaríamos de verificar se há possibilidade de baixarmos os filmes que são disponibilizados por vocês e catalogarmos em nosso catálogo para que os estudantes com deficiências possam encontrar estes materiais em nosso banco de dados também e baixar. Estes materiais fariam parte de uma coleção acessível, onde somente estudantes que possuem deficiência podem acessar (mediante matrícula e senha) e obviamente na catalogação incluiríamos a "fonte" de onde retiramos o material, dando o devido crédito ao trabalho de vocês. Nosso catálogo é uma fonte de informação acadêmica para os estudantes, disponibilizamos diversos materiais acadêmicos adaptados, e gostaríamos de disponibilizar também conteúdos em audiovisual, como mais uma forma de possibilitar a inclusão social dos nossos alunos. Nosso contato é no sentido de solicitar autorização para proceder ao exposto acima, dado os devidos créditos a fonte original. Desde já agradecemos a atenção, aguardamos um retorno, e caso tenham mais informações que possam contribuir para o nosso projeto, agradecemos muitíssimo. Att, Cristian.

Cristian. Recebemos sua mensagem com grande alegria. Certamente poderá baixar nossa lista de filmes com audiodescrição. Vamos lá! Acesse a página como nosso catálogo completo com filmes com audiodescrição para conhecer: https://www.youtube.com/watch?v=ygyAutsLzWI&list=PLz0vw2G9i8v9ZBIHYrswppRM4cBAp7V7Y Depois, siga até o repositório institucional da Fiocruz, "Arca", onde você encontra todas as versões dos nossos filmes para baixar: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19534 Escolha o título que quiser - ou todos - e baixe. Qualquer dificuldade, avise que retornaremos. Mais adiante, conte-nos sobre a experiência da UFSC com nossos filmes! E divulgue nosso acervo. Agradecemos imensamente. Wagner de Olivera editor executivo Selo Fiocruz Vídeo

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Câmara dos Deputados exibiu vídeo “Nascer nas prisões”

Produção do Selo Fiocruz Vídeo integrou debate da campanha mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

População já pode acessar on-line o catálogo da VideoSaúde Distribuidora

Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (BRAVS) permite ao usuário solicitar cópias de vídeos de todo o acervo

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS