Observa Infância reúne dados sobre mortes evitáveis de crianças brasileiras

por
Bel Levy (Observa Infância)
,
02/05/2022

Crédito: Título: Mulher amamentando | Autor: Salvador Scofano (Multimeios/Icict | Fiocruz Imagens

Pesquisadores da Fiocruz e da Unifase trabalham com grandes bases de dados para medir o impacto de vacinação, amamentação e acesso à atenção básica de saúde na redução de mortes infantis. 

Duas em cada três mortes de bebês de até 1 ano poderiam ser evitadas no Brasil com ações como vacinação, amamentação e acesso à atenção básica de saúde. O país registra, nessa faixa etária, mais de vinte mil óbitos anuais por causas evitáveis, como diarreia e pneumonia, e vê aumentar o risco à saúde das crianças com a queda da cobertura vacinal. 

Os dados são do Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância, que reúne pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), que analisa dados e informações sobre a saúde de crianças de até cinco anos.

A partir do cruzamento de grandes bases de dados próprias e dos sistemas de informação nacionais, o Observa Infância identifica as causas de mortes evitáveis entre crianças menores de 5 anos. “Nosso trabalho é perguntar a essas bases aquilo que a sociedade não pode ignorar: o que mata as nossas crianças? O que podemos fazer para evitar essas mortes?”, conta Patricia Boccolini, pesquisadora do Observa Infância vinculada ao Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão (NIPPIS), uma cooperação entre a Fiocruz e a Unifase.

Patricia investiga os fatores que podem gerar impacto na cobertura vacinal, como o acesso à Atenção Básica à Saúde e  programas de proteção social, como o Bolsa Família. “A partir de grandes bases de dados nacionais, nós olhamos para cada um dos mais de cinco mil e quinhentos municípios brasileiros.  O que percebemos é que existe muita desigualdade em relação à cobertura vacinal. E essa desigualdade está relacionada, principalmente, com o acesso à Atenção Básica. Onde a Atenção Básica não chega, a queda da cobertura vacinal é mais acentuada”, informa a pesquisadora.

“Mais da metade dos bebês mortos por ano poderiam ter sido salvos por um pré-natal adequado e uma boa atenção das gestantes no pós parto”, complementa Cristiano Boccolini, pesquisador do Observa Infância que atua no Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Ele destaca que o aleitamento materno tem relação direta com a prevenção de grande parte dos óbitos infantis e que é necessário fortalecer políticas públicas para promover a amamentação na primeira hora de vida e o aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses.

“Um desafio nesse sentido é a regulação do marketing de produtos que concorrem com o aleitamento materno, como fórmulas artificiais, chupetas e mamadeiras. Em alguns países, 8 em cada 10 mulheres que viram conteúdo promocional desses produtos tiveram acesso a essas publicidades na internet”, alerta Cristiano, que destaca que o alcance dessas publicações é três vezes maior que o de posts informativos sobre amamentação.

“Esse tipo de marketing escapa da regulação, porque não trabalha exatamente com anúncios. São influenciadores digitais, grupos de mães e bebês, promoções personalizadas. Por isso, precisamos de novas formas de regulação e monitoramento do marketing de produtos que concorrem com o aleitamento materno”, aponta Cristiano. 

 

Comentários

Bom dia, Sou estudante de nutrição e gostaria de receber esse estudo para fazer um projeto de extensão na universidade. Se tiver outros relacionados a esse tema e for possível compartilhar seria ótimo. Muito obrigada! Simone Serique

Olá Simone, O levantamento sobre internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e causas associadas, divulgado pelo Observa Infância, foi realizado com base no Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde. O estudo ainda não foi publicado e futuramente os dados serão disponibilizados em painéis interativos no site do Icict. Equipe do ObservaInfância

Gostara de conhecer o conteúdo do estudo.

Olá Lucia, O levantamento sobre internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e causas associadas, divulgado pelo Observa Infância, foi realizado com base no Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde. O estudo ainda não foi publicado e futuramente os dados serão disponibilizados em painéis interativos no site do Icict. Equipe do ObservaInfância

Olá Lucia, O levantamento sobre internações de bebês menores de 1 ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e causas associadas, divulgado pelo Observa Infância, foi realizado com base no Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde. O estudo ainda não foi publicado e futuramente os dados serão disponibilizados em painéis interativos no site do Icict. Equipe do ObservaInfância

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Relatório da OMS mostra que indústrias de produtos que competem com a amamentação miram mulheres lactantes na internet

Cristiano Boccolini, pesquisador do LIS, foi o consultor da OMS nas Américas para este tema

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS